O Incor (Instituto do Coração) de Presidente Prudente realizou sua primeira colangioscopia trans-hepática (SpyGlass), um procedimento inédito na região. A técnica foi aplicada para a remoção de cálculos biliares complexos em uma paciente que sofria com a condição há 26 anos. O procedimento foi conduzido pelos especialistas Leandro Kefalas Barbosa, radiologista intervencionista e cirurgião endovascular, e Felipe Baracat, endoscopista, utilizando a tecnologia do sistema SpyGlass, da Boston Scientific, associado à litotripsia para fragmentação dos cálculos.
Kefalas explica que a colangioscopia trans-hepática é uma técnica minimamente invasiva que permite o acesso direto às vias biliares através do fígado. Dessa forma, utilizando o sistema SpyGlass, os médicos podem visualizar em alta resolução o interior das vias biliares, facilitando a detecção de alterações, remoção de cálculos e biópsias de lesões suspeitas.
“No caso realizado pelo Incor de Prudente, os cálculos biliares, que não haviam sido removidos por métodos convencionais, foram fragmentados e eliminados por meio de litotripsia, uma técnica que utiliza energia mecânica, como ondas de choque, para quebrar os cálculos em fragmentos menores, facilitando sua remoção”, explicou o profissional.
Ainda segundo Kefalas, essa abordagem é particularmente eficaz para pacientes com cálculos grandes ou complexos, que frequentemente causam obstruções e complicações, como infecções biliares e pancreatite.
Foto: Cedida - Abordagem foi conduzida pelo especialista Leandro Kefalas Barbosa
O Incor de Prudente é referência em radiologia intervencionista e procedimentos endovasculares na região, trazendo técnicas minimamente invasivas para o tratamento de uma ampla gama de condições médicas. A atuação do instituto abrange o tratamento de aneurismas, doenças vasculares e tumores, sempre com o foco na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
"A realização desta primeira colangioscopia trans-hepática com litotripsia reafirma o compromisso do Incor Prudente com a adoção de tecnologias avançadas e de alta complexidade. O sucesso do procedimento foi comentado no evento Building the Future of Cholangioscopy in IR, que reuniu 40 especialistas em radiologia intervencionista de todo o Brasil, incluindo Leandro Kefalas", aponta o instituto.
A combinação da colangioscopia trans-hepática com a litotripsia é um dos métodos mais eficazes e menos invasivos para o tratamento de cálculos biliares complexos. Kefalas explica que, em comparação com procedimentos cirúrgicos tradicionais, como a colecistectomia aberta, a colangioscopia oferece menor risco de complicações e uma recuperação mais rápida.
“Para a paciente tratada no Incor de Prudente, que lutava contra os cálculos biliares por mais de duas décadas, a remoção por litotripsia proporcionou alívio imediato, sem a necessidade de procedimentos invasivos”, enfatizou.
De acordo com o American College of Gastroenterology, cerca de 20% da população mundial terá cálculos biliares em algum momento da vida, e a remoção eficaz é essencial para evitar complicações graves. Segundo a Boston Scientific, o sistema SpyGlass é projetado para melhorar significativamente o diagnóstico e tratamento das doenças biliares, incluindo a remoção de cálculos difíceis de alcançar.
O uso da litotripsia, junto com a visualização direta proporcionada pelo SpyGlass, aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento desses pacientes, além de possibilitar biópsias para a detecção precoce de tumores.
Foto: Cedida - Profissionais envolvidos no procedimento