Impresso favorece circulação de informações entre alunos

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 15/05/2018
Horário 08:20

O trabalho com jornal em sala de aula na Escola Municipal Professora Maria do Socorro Brito de Almeida faz parte do planejamento dos professores e sua execução tem surtido inúmeros benefícios para a aprendizagem dos alunos, pois favorece a circulação de informações, estimula o interesse pelos assuntos sociais, pela leitura de modo geral, e propicia o desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre a realidade, de argumentação e criticidade sobre os fatos do cotidiano.

 

Frequência

O jornal tem sido utilizado com frequência na sala de aula, principalmente do 4º e 5º ano, onde realizam a manipulação do mesmo, conversam a respeito da importância de sua leitura diária e sobre a forma como ocorre sua circulação, por ser um meio de comunicação essencial para Presidente Prudente e região.

 

Em grupo

No segundo semestre de 2017, os alunos do 5º ano A iniciaram o trabalho com a manipulação de vários jornais com datas diferentes, explorando o informativo aleatoriamente. Após esse primeiro contato, foram organizados em grupos de quatro alunos para conhecer mais detalhadamente as características de cada parte do jornal, como dos cadernos, os tipos de letras utilizados, os gêneros textuais presentes, manchete, notícias, entre outros.

 

Interpretação

Na sequência, realizaram em dupla a interpretação de algumas reportagens, bem como das ilustrações. Com o intuito de aprimorar os conhecimentos escolheram reportagens, discutiram e apresentaram as mesmas para demais alunos da sala em forma de seminário. Os alunos se envolveram muito com o trabalho realizado, ficaram um pouco inibidos no início, no entanto, compreenderam a proposta e aos poucos perderam a vergonha e realizaram belos trabalhos.

 

Em casa

O trabalho teve continuidade na casa dos alunos, sendo proposto aos mesmos que levassem exemplares do jornal para casa, a fim de que os familiares pudessem participar das produções, colaborando com a leitura e produção de uma notícia, a qual foi elaborada a partir de alguma escolhida no informativo, e alterada conforme criatividade do aluno. Após a conclusão da atividade, as notícias produzidas foram levadas a escola, apresentadas aos demais alunos e professora, ficando expostas posteriormente no mural da sala de aula.

 

Produção

Além desse momento específico de trabalho com o jornal, durante o ano, individualmente e após o trabalho com diferentes gêneros, os alunos produziram anúncios e outras notícias. Percebemos que o trabalho com jornal ajuda a ampliar o vocabulário dos alunos, auxiliando na formação de leitores mais conscientes e críticos.

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