Importância da saúde física e mental na terceira idade 

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 25/09/2024
Horário 04:30

Atualmente são considerados 14 os fatores de risco no desenvolvimento ou implicações para desenvolver doenças degenerativas, como doença de Alzheimer, sendo eles: baixa escolaridade, perda auditiva, hipertensão, tabagismo, obesidade, depressão, inatividade física, diabetes, consumo excessivo de álcool, lesão cerebral traumática, isolamento social, perda de visão não tratada, níveis elevados de colesterol LDL e poluição ambiental. 
Vamos comentar hoje sobre a inatividade física, um dos mais importantes fatores de risco para doença de Alzheimer. 
Você, assim como eu, que tem um idoso além da terceira idade, na realidade minha, quase mais próximo dos 90 anos, sabe o quão difícil é vê-los sair da cama, ou quem sabe do sofá ou cadeira, é mais complicado saírem de casa. Não é fácil!
Começa pelas dificuldades, visão e audição que, muitas vezes, os limitam e até impedem, pois sentem-se desprotegidos ou envergonhados. Estão este será o primeiro passo para vencer esta barreira. Colocar aparelho auditivo e cirurgias de cataratas estão disponíveis tanto nos planos de saúde como no SUS (Sistema Único de Saúde).
O segundo procedimento será a reabilitação músculo e ósseo articular. Aqui sabemos que a idade realmente pode limitá-los. Para mulheres, ir ao ginecologista ou médico clínico e avaliar pela densitometria se existe algum grau de osteoporose. Se sim, tratar. 
No ortopedista, realizar avaliação das articulações dos ombros, quadril, joelhos, tornozelos para identificar graus de artrose ou artrite que impedem de caminhar devido às dores. E tratar!
Já foram dados os principais passos e resolvidos os graus e sintomas mais graves. Agora é preciso avaliação pelo clínico ou cardiologista da função cardíaca e pulmonar. Estando com hipertensão não controlada, faz-se controle! Se existe algum grau de doença pulmonar obstrutiva crônica, parar o cigarro, mesmo após mais de 50 anos de vício, vai ajudar e muito.
Agora já é o momento de partir para as atividades físicas. Quais?
Calçada - caminhar nas calçadas do próprio bairro além de seguro é gratificante, pois você verá amigos, animais e árvores lindas, e é claro, fortalecer músculos e trazendo à mente boas lembranças.
Parques - em vilas e bairros com muitos aparelhos disponíveis para exercitar cada dia um pouco e sempre mais.
Academia - pode ser um lugar aprazível para muitos idosos.
Bicicleta - para quem sabe e tem segurança no local.
Piscina- aqui um dos melhores esportes.
Viu! Sabe como agora está seu cérebro, sua mente? Transformada! 
Parecia difícil, mas com o apoio de filhos, sobrinhos, netos e amigos, você está cada dia vencendo situações que poderiam deixá-lo limitado.
Ainda não começou o processo? Vamos lá! Não adie, comece hoje! Saúde!
 

Publicidade

Veja também