Diante da expansão de veículos elétricos e híbridos em Presidente Prudente, tornam-se necessárias implementações que atendam tal demanda. O prudentino Cláudio Orlandi Lasso, diretor da empresa mineira KL Telecom, que atende a região como representante comercial da Incharge, aponta que, para suportar o crescimento, os imóveis residenciais, comerciais e industriais terão que se adequar e se preparar para fornecerem energia elétrica para esta nova frota de forma adequada, segura e controlada.
A Incharge é responsável por desenvolver e fabricar os carregadores inteligentes de baterias para esse tipo de veículo. Em Prudente, o primeiro carregador inteligente para eletrificados do tipo multiusuário foi instalado no Edifício Neo Petrópolis, construído pela Mampei Funada no Jardim Petrópolis.
Cláudio destaca que a empresa trabalha no fornecimento de outras unidades, inclusive com a tecnologia in control (que faz o balanceamento automático das cargas de todos os carregadores limitando à máxima disponibilidade energética da garagem), para obras das construtoras Mampei Funada e Constrix, bem como para outros condomínios verticais e até horizontais, além de supermercados, restaurantes e hotéis da região.
O diretor destaca que, em paralelo a este trabalho técnico/comercial, a empresa desenvolve tratativas com o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) de Prudente e com a AEAANAP (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista) para a apresentação de um workshop com o tema “Soluções inteligentes e expansíveis para a recarga de veículos elétricos”, destinado a arquitetos e engenheiros (eletricistas e civis), empresas de arquitetura, construtoras, incorporadoras, síndicos, administradoras de condomínios, além de imobiliárias e grupos de investidores do segmento imobiliário da região.
Dentro deste tema, a intenção é abordar, entre outros tópicos, o conceito de mobilidade elétrica e a expectativa de crescimento do número de eletrificados na região e no país para os próximos anos; como funcionam e como são recarregados; quais os problemas mais comuns em condomínios e erros mais frequentes cometidos por síndicos e administradoras de condomínios ao viabilizarem dispositivos de recargas nas garagens de seus condomínios; e como funcionam as estações de recarga de baterias desenvolvidas e fabricadas pela Incharge.
A ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) informou que o ano de 2022 fechou com números muito representativos para o segmento de veículos leves eletrificados no Brasil: 49.245 unidades emplacadas – um market share (quota de mercado) de 2,5% em relação ao total de emplacamentos domésticos no mesmo período (1.957.699) e uma frota eletrificada total circulante de 126.504 veículos. “Cabe lembrar que o market share dos eletrificados fechou o ano de 2021 em 1,8%, o que indica que o mercado de eletrificados está avançando, com mais investimentos e apostas neste segmento, tanto por parte das montadoras como pelos consumidores da tecnologia”, ressalta a associação.