O Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo), em parceria com o TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), promove nesta quinta e sexta-feira, a partir das 8h, o último mutirão de perícias médicas de 2024. A iniciativa será realizada para atender a população da 5ª RAJ (Região Administrativa Judiciária), em Presidente Prudente. Ao todo, estão agendadas 841 perícias, que contemplam beneficiários da Justiça gratuita e réus, tanto presos quanto soltos.
O superintendente do Imesc, Edilson José da Costa, destaca a importância desses mutirões para reduzir o número de perícias represadas. “Os mutirões são uma resposta para mitigar os impactos da suspensão das atividades presenciais do Fórum de Presidente Prudente durante os períodos críticos da pandemia. Com o apoio de uma equipe qualificada, buscamos atender às demandas reprimidas e proporcionar justiça para todos que precisam”.
Para a realização dos atendimentos, 14 profissionais estarão envolvidos, incluindo seis da área administrativa e oito peritos médicos, que trabalharão em salas no Fórum de Presidente Prudente, localizado na Rua Major Felício Tarabay, 1.017, na Vila Nova. Aqueles que não puderem se deslocar até o local serão atendidos em sistema drive-thru, nas ambulâncias e veículos estacionados em pontos estratégicos.
Nesta quinta-feira, dia 21, estão previstos 517 atendimentos, que incluem perícias securitárias (seguros em geral), obrigação de fazer (para solicitação de medicamentos e tratamentos médicos), indenizatórias, previdenciárias (acidente de trabalho e aposentadoria) e, ainda, avaliações de reprovação em exame admissional, regularização de período de licença negada, reconhecimento de doença profissional, além de perícias psiquiátricas em processos cíveis e criminais.
Já na sexta-feira, dia 22, outros 324 atendimentos estão agendados, entre perícias de seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores) e avaliações psiquiátricas nas áreas cível e criminal.