Há mais de 800 anos, no Natal de 1.223, São Francisco de Assis presenteou o mundo com um gesto pioneiro ao criar o primeiro presépio da história.
Segundo o bispo da Diocese de Presidente Prudente, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, em Greccio, uma pequena cidade localizada próximo a Assis, na Itália, Francisco reuniu moradores para encenar o nascimento de Jesus e explicar aos aldeões a história por trás da comemoração. “A tradição de montar o presépio começou com São Francisco de Assis, e a partir daí foi crescendo. Essa tradição é muita rica porque em todos os lares que geralmente montam o presépio, estão montando a esperança de estar aberto para acolher o Cristo Jesus que vai nascer, é o momento de recordarmos a misericórdia divina com toda a humanidade”, ressalta.
Ainda de acordo com o bispo, a montagem do presépio nas igrejas tem sempre o intuito de despertar os fiéis para que preparem o coração, preparem suas famílias. “Para a liturgia católica, o presépio representa um grande hino de louvor. As igrejas ao montarem os presépios estão agradecendo a Deus, que enviou seu filho, nascido de uma mulher, para conceder a nós graças e salvação. É o momento de todos nósrenovarmos nossa fé, reconhecendo Jesus Cristo como Deus e Salvador, pedindo que derrame copiosas bênçãos e graças sobre nossos lares, para que a exemplo da Virgem Maria, de São José e dos pastores, que o Menino Jesus possa ser acolhido, amado, adorado e glorificado”.
Na Paróquia São Judas Tadeu em Prudente, a comunidade montou o presépio e ao lado a Árvore da Solidariedade, com o tema “Natal: Tempo de Criar Laços”, onde as pessoas, ao final das missas, recebem um cartão indicando um presente que queira ou possa doar. Entregando o presente, a pessoa recebe um laço com um cartão onde ela pode escrever um pedido, um agradecimento e colocá-lo na árvore. Os brinquedos arrecadados serão doados para as crianças das famílias atendidas pela Pastoral Social da paróquia e também outras entidades.
Segundo o padre Tiago da Silva Carvalho, da Igreja São Judas Tadeu, a partir da montagem do presépio, somos convidados a preparar nossa casa e nossa vida para celebrar o nascimento de Jesus. “O presépio não é só ornamentação, significa um período de espera e preparação para o novo tempo que há de vir”.
Neste tempo, de acordo com o padre, somos chamados a viver a esperança, buscando a reconciliação e o perdão, momento de uma intimidade mais profunda e íntima com Deus. “É o momento de colocar as coisas em ordem, nos preparar para celebrar o Natal, não como uma festa que dura somente um dia, mas que precisa ser vivida todos os dias. É a esperança que com Ele nasça uma nova humanidade”.
Por isso, a imagem do Menino Jesus não é colocada na manjedoura durante esse período do Advento, tempo de espera. Na simbologia bíblica, a imagem do Menino Jesus só é colocada na noite da véspera do Natal.
Na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Prudente, localizada no bairro Humberto Salvador, a comunidade também está realizado a campanha Árvore Solidária, onde a pessoa retira uma bola da árvore de Natal com uma sugestão de doação de alimentos, que vão fazer parte da cesta de Natal das 15 famílias assistidas pela Pastoral Social da paróquia.
Para o padre Jailton Pereira de Brito, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a tradição de montar o presépio é de suma importância. “Reproduzir o nascimento de Jesus é um ato de evangelizar e educar para uma melhor compreensão do Natal”.
Cedidas
Dom Benedito: “É o momento de todos nós renovarmos nossa fé, reconhecendo Jesus Cristo como Deus e Salvador”
Paróquia São Judas Tadeu com a campanha “Natal: Tempo de Criar Laços”
Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, o presépio também já está montado