Quando se chega à terceira idade, é preciso redobrar os cuidados com a saúde e principalmente com a alimentação. É preciso saber que muitos alimentos podem ser benéficos para os idosos, mantendo-os saudáveis e também ajudando a manter uma boa memória.
Muitos alimentos não farão milagres e não vão curar doenças graves degenerativas, mas ter uma alimentação saudável pode trazer diversos benefícios, especialmente para as pessoas idosas.
As frutas, verduras e legumes são importantes numa dieta saudável.
1. Maçã
A maçã é uma fruta excelente para quem tem colesterol alto ou que deseja manter os níveis de açúcar no sangue regulados. Isso porque, a fibra solúvel que esta fruta possui ajuda a baixar o colesterol e retardar a absorção de glicose. Soma-se isso ao potássio, antioxidantes e vitamina C que estão presentes nesta fruta.
2. Mariscos
Tanto os mariscos, como também as ostras são excelentes alimentos para idosos. Isso porque, esses alimentos possuem vitamina B12, ferro, magnésio e potássio, elementos benéficos para a função cerebral e ajudam na memória. Para quem mora em regiões próximas ao mar é importante consumir.
3. Vegetais
Os vegetais como espinafre e couve, além do brócolis, estão associados a níveis mais baixos de declínio cognitivo à medida que as pessoas envelhecem. Ou seja, são alimentos excelentes para retardar os efeitos do envelhecimento.
4. Peixe
Um alimento que sempre foi relacionado à boa alimentação. Precisamos ter o hábito de comer mais peixe.
5. Aspargos
Os aspargos estão cheios de nutrientes que beneficiam os idosos. Podem ter um custo maior que muitos produtos, mas os benefícios como licopeno, podem proteger contra o câncer de próstata. A vitamina A estimula o sistema imunológico e a saúde ocular, enquanto a fibra ajuda na redução do colesterol e contribui para a saúde do coração.
6. Frutas de pele escura
As frutas de pele escura possuem uma grande quantidade de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres prejudiciais no corpo. As amoras, morangos, ameixas, laranjas, uvas vermelhas e cerejas são todas boas opções para pessoas idosas.
7. Chocolate amargo
Muitos pensam que o chocolate é um grande vilão na dieta, entretanto, quando falamos de chocolate amargo, estamos falando de um alimento em quantidades corretas, pode fazer muito bem para a saúde dos idosos. O chocolate amargo está repleto de antioxidantes e pode ajudar a prevenir ataques cardíacos, diminuir a pressão sanguínea e diminuir o risco de derrame.
8. Café
Esta bebida ainda tem aqueles que advogam ser ruim, outros benéfica. Possui diversos benefícios para a saúde se apreciado com moderação. Beber café pode reduzir o risco de doença de Alzheimer, doenças cardíacas e respiratórias, derrame, diabetes e infecções. Portanto, uma xícara de café sempre vai bem.
9. Iogurte grego
Por fim, chegamos neste saudável alimento que pode ser uma sobremesa muito saborosa. O iogurte grego é rico em proteínas e probióticos favoráveis à digestão, e possui pouco açúcar. Além disso, ele também tem uma grande quantidade de cálcio, o que é fundamental para a saúde dos ossos.