A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), através da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso do HR (Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo) realizou ontem atendimentos estéticos aos moradores da Vila Dignidade, do Jardim Humberto Salvador.
As pessoas que passaram nesta manhã pelo espaço de uso comum do local receberam orientações dos alunos do curso de graduação em Estética e Cosmética sobre cuidados necessários com a pele, além de massagem corporal relaxante e limpeza de pele superficial. Os atendimentos foram realizados por oito acadêmicos, sob a supervisão de professores.

Vários atendimentos estéticos foram realizados aos moradores da Vila Dignidade, localizada no Jardim Humberto Salvador
Conforme explica o farmacêutico Cristoffer Santana, a equipe do Programa de pós-graduação de Residência Multiprofissional, como o nome diz, é formado por uma equipe que envolve profissionais de diversas áreas, como Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. "É uma estratégia de educação continuada, que complementa a formação dos profissionais, por meio de aproximação à realidade do dia-a-dia no trabalho. Toda segunda-feira realizamos atendimentos na Vila, que pertence ao território da ESF Humberto Salvador, então procuramos cada semana fazer uma atividade diferente com o objetivo de manter os idosos com boa saúde e funcionais, o que é uma condição para a permanência dos mesmos na Vila".
De acordo com a educadora social da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), Elisângela Fermiano Biscola, para ser residente da Vila Dignidade, os idosos devem ter autonomia para as tarefas diárias, acima de 60 anos, renda mensal de até dois salários mínimos e vivenciar situação de vulnerabilidade social. "Temos 28 moradores, sendo quatro casais residindo aqui atualmente. Na rotina deles, têm autonomia para entrarem e saírem, têm algumas regras. A ideia é fazer com que eles utilizem os espaços e políticas públicas oferecidos dentro do território junto à comunidade local para uma convivência comum e saudável", disse.
As atividades oferecidas dentro do espaço de uso comum são acompanhadas também pela Coordenadoria Municipal do Idoso e visam o fortalecimento da autonomia dos residentes, para que vivam com mais saúde. Dessa forma, têm aulas de dança, coral e atividades para estimulação de cérebro.
Vila Dignidade
Trata-se de um equipamento público voltado ao público idoso, com a proposta de suprir a demanda social de habitação aos idosos de baixa renda, construída em 2011 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e numa parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente.