A cidade de Presidente Prudente recebeu a fase regional da 31ª edição dos JAJ (Jogos Abertos da Juventude), na modalidade de atletismo, ontem. A pista Mário Covas da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) sediou o evento classificatório. Os dois melhores colocados de cada prova garantiram vaga para a disputa da etapa estadual da competição entre 9 e 18 de outubro, em Itapetininga.
Segundo o gestor da competição, Edvaldo Benedito de Brito, Dito, 48, cerca de 140 atletas de 10 cidades (Presidente Prudente, Álvares Machado, Adamantina, Irapuru, Dracena, Junqueirópolis, Osvaldo Cruz, Rinópolis, Pacaembu e Presidente Venceslau) se inscreveram para a etapa, que tem como objetivo selecionar os melhores de cada categoria para participar da final estadual dos JAJ.

Na pista de atletismo Mário Covas, em PP, cerca de 140 jovens participaram da etapa regional
Dito garante ainda que o fato de lidar com jovens é um desafio, pois precisam começar a criar uma disciplina para se tornarem atletas de alto nível. "Tentamos montar uma competição com os padrões profissionais, ou seja, com arbitragem e as marcas. Com isso, os jovens vão aprender como é, e não vão sentir quando encarar um campeonato maior", afirma o gestor que trabalha com o esporte há quase 20 anos.
Outro ponto é que a Selj (Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude) visa descobrir talentos que serão lapidados para disputar as Olimpíadas. "Presidente Prudente tem um centro de excelência e quem for contemplado recebe a bolsa talento esportivo para se dedicar ao esporte", completa.
Novas gerações
Segundo Claudinei Quirino, medalhista olímpico (prata no revezamento 4x100 metros), em Sydney 2000, "inspirar os futuros talentos", é uma das funções de um ex-atleta. "Acho que o nosso papel é de estar perto deles e fazer com que se sintam motivados com a nossa presença. A gente chega, se aproxima, conta uma história e faz com que percam o medo. Quebrem essa barreira do ídolo", garante Quirino.
Para Ádila Marcela Barros da Silva, 16, de Junqueirópolis, que compete em diversas modalidades (lançamento de dardo e corre os 100 e 200 metros rasos), o atletismo é a grande paixão. "Amo o atletismo e não me vejo fazendo outra coisa", afirma a jovem que é fã do jamaicano Usain Bolt.
Já para Wellington Ribeiro Marcial, 17, de Álvares Machado, as inspirações são mais caseiras. O jovem disse que seu principal espelho está no seu professor, Marcelo Rocha. "Ele me ajuda muito, além de me incentivar nos treinamentos e nas competições", pontua o atleta que compete no lançamento do disco e no arremesso de peso.
Caso parecido com Lucas Lima Defaccio, 16, de Prudente. Ele participa pela primeira vez de uma competição e foi influenciado pelo também prudentino Bruno Germano Spinelli. "Temos uma proximidade e comecei a me interessar por conta disso", afirma o jovem que atua no salto com vara e no lançamento de dardo.