Idade e oportunidade de trabalho 

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 05/02/2025
Horário 04:30

Nem todos acima dos 50 anos pararam de trabalhar, e aposentaram. Na realidade, a idade para aposentar no Brasil está bem acima dos 60 anos.
Pesquisa mostra que 70% dos trabalhadores acima de 50 anos acham que perderam oportunidades de emprego devido à idade, e 55% já sentiram que suas habilidades foram subestimadas em ambientes corporativos.
Lembrar que profissionais sêniores carregam um repertório de informações muito vasto, todavia se engana quem pensa que saber muito é o bastante para executar um bom trabalho, é necessário sempre fornecer novas informações e desafios para estimular o cérebro.
Estratégias eficazes para manter o cérebro dos profissionais acima dos 50 anos bem estimulado incluem programas de aprendizagem contínua, oferecendo oportunidade de educação, cursos sobre novas abordagens, tecnologia.
O ambiente também é um fator determinante para a estimulação cognitiva. O grande desafio é manter a flexibilidade cognitiva no decorrer do tempo.
Sempre é bom lembrar que apesar da inteligência permanecer a mesma no envelhecimento, pode haver a diminuição da velocidade de processamento de informações e da memória operacional. 
Os programas de aprendizagem facilitam a aquisição de novas habilidades, tornando o perfil do profissional mais completo e versátil. 
O nosso cérebro tem a capacidade de aprender sempre, porém, quando estamos mais velhos, o nosso cérebro precisa de mais esforço consciente e foco, diferente da infância, em que temos alta capacidade de aprender coisas novas com um esforço muito pequeno. 
No ambiente de trabalho, promover desafios intelectuais para profissionais na faixa etária acima de 50 anos auxilia o cérebro a se manter estimulado e focado, além de facilitar o desenvolvimento de habilidades novas e pode aumentar a autoestima, satisfação e engajamento no trabalho.
Importante não desanimar e estar aberto a novas experiências e tecnologias para continuar engajado no mercado de trabalho.
 

Publicidade

Veja também