Iamada inicia primeiras cirurgias cardíacas em Prudente

Com isso, hospital se consolida no atendimento de procedimentos de alta complexidade; equipe multidisciplinar passou por capacitação e houve aquisição de equipamentos de ponta

PRUDENTE - SINOMAR CALMONA

Data 23/06/2024
Horário 04:50
Foto: Cedida
Hospital iniciou primeiros procedimentos cirúrgicos da área de cardiologia
Hospital iniciou primeiros procedimentos cirúrgicos da área de cardiologia

O Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital Iamada de Presidente Prudente iniciou, na última semana, os primeiros procedimentos cirúrgicos da área. Com a cirurgia cardíaca, neurocirurgia e hemodinâmica, o hospital se consolida no atendimento de procedimentos de alta complexidade. É o terceiro serviço de cirurgia cardíaca do oeste paulista e o primeiro na rede privada.

A primeira cirurgia realizada foi uma revascularização do miocárdio em um paciente de 58 anos, que apresentava como diagnóstico infarto do miocárdio. A cirurgia foi um sucesso, e o paciente teve alta no quarto dia de pós-operatório. Atualmente, encontra-se restabelecido. Outros dois procedimentos já foram realizados: a troca de valva aórtica num homem de 39 anos e a revascularização do miocárdio numa mulher de 68 anos.

Foto: Cedida - Primeiro paciente foi um homem de 58 anos, com diagnóstico de infarto do miocárdio

“O Hospital Iamada iniciou o atendimento em cirurgia cardíaca dentro dos melhores padrões de qualidade e baseados nas mais atualizadas referências científicas. A equipe multidisciplinar passou por capacitação e desenvolvimento profissional e foi investido em equipamentos, instrumentais cirúrgicos e demais recursos necessários para o atendimento nesse segmento de atendimento na alta complexidade”, ressaltou o presidente do hospital, o médico Bruno Volpon, que é presidente do hospital. 

Cirurgias de maior complexidade estão programadas para os próximos dias. “A região precisava de mais um hospital com estrutura desse porte, que atendesse todas as subespecialidades para dar um atendimento por completo, não só voltado à cirurgia cardíaca, como às outras especialidades. Todas são muito importantes para a população”, afirmou o dirigente do hospital, que vem realizando significativos investimentos em seu parque tecnológico, com aquisição de equipamentos de ponta.

Foto: Cedida - Bruno Volpon, presidente do hospital, destaca altos padrões de qualidade

Ivete Assef, gestora do hospital, informou que a equipe médica e demais profissionais nos setores de Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estão capacitados ao atendimento em todos os procedimentos cirúrgicos dessa especialidade.

“Cirurgias complexas em cardiologia e neurologia podem atualmente ser realizadas em Presidente Prudente na saúde suplementar. Esse atendimento conta com o suporte de uma equipe de cardiologia clínica que acompanha o paciente até a recuperação total e alta. Lembrando que, recentemente, o hospital inaugurou o serviço de hemodinâmica em sua estrutura com tecnologia avançada e de alta resolutividade, sendo a cirurgia cardíaca o único atendimento que faltava nessa instituição para que o paciente receba todo o atendimento necessário”, pontuou Assef.

Foto: Cedida - Ivete, gestora do hospital, aponta que equipe está altamente capacitada

Estrutura de alta complexidade

O responsável pelas cirurgias cardíacas no Hospital Iamada é o cirurgião Rômulo Bonini, que também faz parte do corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia, HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo e Nossa Senhora das Graças e já realizou mais de 2 mil cirurgias cardíacas em Presidente Prudente.

“Finalmente, conseguimos concluir esse sonho de iniciar o serviço em cirurgia no Hospital Iamada. A primeira cirurgia foi muito bem-sucedida, uma revascularização do miocárdio em um paciente de 58 anos, que apresentava como diagnóstico infarto do miocárdio, doença com alta prevalência em nossa sociedade. A cirurgia foi um sucesso e o paciente teve alta no quarto dia de pós-operatório. Atualmente, encontra-se restabelecido”, destacou Bonini.

De acordo com o cirurgião cardíaco do Iamada, o hospital conta hoje com as técnicas cirúrgicas mais avançadas associadas ao suporte tecnológico de aparelhos e materiais que evidentemente aprimoram a performance dos serviços médicos. “Incluindo a especialidade de cirurgia cardiovascular, melhorando assim os indicadores qualitativos, como, por exemplo, tempo de permanência hospitalar, retorno ao trabalho e às atividades de rotina, melhora da qualidade de vida, diminuição da dor no pós-operatório e fatores complicadores como infecção e outros. Além disso, há a equipe multidisciplinar hospitalar, que conta com psicólogo, fisioterapeuta, enfermagem, técnico de enfermagem, médicos intensivistas, cardiologistas clínicos, anestesista, perfusionista, instrumentadora, além do cirurgião, integrando o time que fará toda a diferença no tratamento perioperatório dos pacientes cardiopatas”, detalha.

Foto: Cedida - Equipe multidisciplinar: perfusionista Lilian Zarate; anestesista Isabelle Casanova; cirurgiões Rômulo César e José Zarate; e instrumentadora Erika Martins

O cirurgião cardíaco do Hospital Iamada lembra que a instituição possui, além de serviço de cirurgia cardiovascular, o serviço de hemodinâmica, com alguns dos equipamentos mais modernos do Brasil, e está apto a realizar procedimentos cardiovasculares, neurológicos e vasculares periféricos da mais alta complexidade.

“Hoje, Prudente, com toda a certeza, tem a capacitação técnica e hospitalar para atender os pacientes de alta complexidade, não precisando mais se deslocar a grandes centros. Podemos dizer que a cidade conta com o mais alto padrão da medicina. Os pacientes cardiovasculares têm a oportunidade de serem tratados com a mais moderna tecnologia hospitalar e tecnicamente com os melhores avanços que a especialidade possui”, pontua Bonini.

Foto: Cedida - Cirurgião Rômulo diz que serviço é sonho concretizado

O médico José Renato Tosello, diretor técnico do Hospital Iamada, disse que o início das cirurgias cardíacas representa “uma mudança de status do hospital, que sai de cirurgias médias para cirurgias de alta complexidade”. Segundo Tosello, isso tudo começou há um ano e meio, devido às dificuldades e exigências da cirurgia cardíaca, primeiramente investindo na hemodinâmica e aquisição de equipamentos. “É um grande avanço para a medicina de Presidente Prudente e região. A cirurgia cardíaca representa um nível de eficiência e qualidade, que possibilita o ingresso em outros campos da medicina de alta complexidade”, conclui. 

Foto: Cedida - Diretor técnico José Renato Tosello destaca avanço para medicina local

Publicidade

Veja também