IAL de PP: 70% concluído para a Covid-19

Nas próximas semanas, sede regional do Instituto deve iniciar a análise clínicas de exames RT-PCR, para detecção do novo coronavírus

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 19/07/2020
Horário 06:01
Reprodução/Google Maps: IAL já funciona, mas realiza montagem para trabalhar ativamente com a Covid-19
Reprodução/Google Maps: IAL já funciona, mas realiza montagem para trabalhar ativamente com a Covid-19

O funcionamento da unidade regional do IAL (Instituto Adolpho Lutz) de Presidente Prudente, pensando na análise de exames para diagnósticos do novo coronavírus, pode iniciar nas próximas semanas. O espaço destinado para o efetivo está sendo montado e já está 70% concluído, pensando na montagem de aparelhos e aquisição de insumos.

É preciso explicar que a unidade já funciona em Prudente e realiza outros trabalhos a qual lhe compete. A montagem atual é para também conseguir atuar na análise e diagnóstico da Covid-19, o que precisa de equipamentos diferentes. E é essa a etapa atual, de acordo com a diretora técnica de Saúde, Mariza Menezes Romão, uma vez que está sendo feito um levantamento para identificar o que falta para o espaço.

À reportagem, a diretora explica que foram e estão sendo feitas adaptações no espaço físico que vai receber o efetivo, “mas 70% do que é necessário” já foi feito. “Ainda faltam alguns equipamentos e insumos, e também dependemos da entrega dessa aparelhagem, por parte das empresas em que foram compradas”, completa. Ela lembra que, no momento atual, as entregas de produtos foram afetadas. “Mas estamos confiantes e com pé no chão, de que logo estará em funcionamento”, frisa. E uma vez a etapa concluída, haverá treinamento dos profissionais direcionados ao trabalho.

Como já informado por esse diário, o laboratório fará a extração do RNA do SARS-CoV-2, de forma automatizada, por meio teste RT-PCR (swab), que é feito pela coleta de secreção nasal, obtida de raspado de nasofaringe. A infraestrutura funcionará no CLR (Centro de Laboratório Regional), que faz parte da Rede Nacional de Laboratórios do DCCI/SVS/MS (Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis), pertencente à unidade regional do IAL.

No primeiro momento, o efetivo será intensificado para a detecção da Covid-19, que é a prioridade atual. Mas ainda de acordo com Mariza, o acordo é que posteriormente o espaço seja usado para o diagnóstico de outras doenças, como leishmaniose, meningite e encefalite, que assim como o novo coronavírus, tem a análise realizada na capital paulista.

Viabilização

Em abril desse ano, o  MPT (Ministério Público do Trabalho) e o TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região) assumiram o compromisso de destinar R$ 417.563,25 ao Fundo Municipal de Saúde de Presidente Prudente para viabilizar a aquisição de bens e insumos necessários para a realização de exames de diagnóstico da Covid-19 na cidade, por meio da unidade regional do Instituto. A intenção era de que a estrutura tenha capacidade para realizar 96 diagnósticos do novo coronavírus por dia.

A ação das instituições foi o que deu início à ideia. E recentemente, a Câmara Municipal de Presidente Prudente aprovou, durante sessão ordinária, o projeto de lei 1133/17, que trata da cessão de servidores à Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo para atuarem na unidade regional do IAL. De acordo com a Prefeitura, serão remanejados três técnicos, com nível superior, que trabalharão diretamente na operação dos equipamentos.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também