A programação do Outubro Rosa no Hospital Regional de Presidente Prudente "Doutor Domingos Leonardo Cerávolo" tem continuidade nesta sexta-feira, quando pacientes que estão na luta contra o câncer de mama vão participar de uma roda de conversa com mulheres que já superaram a doença e profissionais da oncologia, entre enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais. O encontro será realizado na clínica de Oncologia, às 15h.
De acordo com a enfermeira coordenadora da oncologia, Raquel Sanchez Cardoso, 25 mulheres em tratamento foram convidadas para participar da atividade e todas confirmaram presença. O objetivo, segundo ela, é promover uma troca de experiências entre elas. "O contato com mulheres que enfrentaram a mesma doença, foram submetidas ao mesmo tratamento, e hoje estão saudáveis, cheias de vida, é uma oportunidade para que essas novas pacientes aumentem a fé no tratamento e na sua recuperação", diz.
Evento promove encontro de mulheres em tratamento e outras que superaram a doença
De acordo com o oncologista do HR, André Genaro, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo mais incidente no mundo, atrás apenas do câncer de pele. O autoexame e o exame clínico das mamas ainda são, segundo ele, as melhores formas de prevenir o surgimento da doença. "Após os 40 anos, toda mulher deve fazer a mamografia pelo menos uma vez ao ano", ressalta Genaro.
De acordo com a Assessoria de Imprensa, no Hospital Regional foram realizados, de janeiro a setembro deste ano, 4274 exames de mamografia, todos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o que indica um aumento de aproximadamente 3% em relação aos 4.165 exames feitos no mesmo período de 2015.
Programação
As atividades alusivas ao Outubro Rosa foram iniciadas no dia 13 de outubro, com palestras a colaboradores de HR e AME sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, ministradas no anfiteatro do HR. A programação ainda vai contemplar um mutirão de atendimento a colaboradoras do HR e AME, conduzida pelo mastologista Rafael Sá. Durante o atendimento, a funcionária vai passar por uma triagem e receberá orientações sobre o autoexame. Se constatada a necessidade de um exame complementar, o próprio médico fará a solicitação ao serviço de Diagnóstico por Imagem.
O cronograma encerra dia 26, quando a clínica geral e coordenadora de Extensão da Faculdade de Medicina da Unoeste, Cláudia Alvares Calvo Alessi, ministra palestra no pátio do AME, a partir das 10h, com o tema "O olhar feminino sobre o cuidado na Saúde da Mulher" .