Hospital Veterinário orienta sobre doença do "olho seco”
Deste modo, o nosso intuito é chamar a atenção da comunidade para a patologia, bem como divulgar as ações do hospital nesta área".
Conhecida como "olho seco", a ceratoconjuntivite seca (CCS) é uma doença muito comum em cães. Essa disfunção na lágrima causa secreção e olho vermelho sendo, muitas vezes, diagnosticada como conjuntivite. Além disso, o animal que não recebe tratamento adequado pode perder a visão. O Hospital Veterinário da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) promove uma campanha gratuita de diagnóstico e tratamento em cães.
Teste de Schirmer avalia quantidade de lágrima no olho do cão
A professora doutora, especialista em oftalmologia veterinária, Silvia Franco Andrade, é a responsável pela iniciativa. "A detecção desta doença só é possível com exames oftalmológicos específicos como teste de Schirmer, que avalia a quantidade de lágrima no olho. Deste modo, o nosso intuito é chamar a atenção da comunidade para a patologia, bem como divulgar as ações do hospital nesta área".
Ela comenta que só com colírio é gasto aproximadamente R$ 600. "Os proprietários que trouxerem os animais e, em caso de constatação do ‘olho seco’, poderão usufruir de consultas e tratamento sem nenhum custo, por seis meses. Vale dizer que esta doença não tem cura, entretanto, este período de acompanhamento é o tempo hábil para sua estabilização. Após esta fase, é necessário somente aplicação de uma pomada que não tem custo alto", explica.
SERVIÇO
TRATAMENTO
Os interessados em participar da campanha devem procurar o Hospital Veterinário toda segunda-feira, das 15h às 16h30, e quinta-feira, das 13h30 às 16h30. Mais informações pelo 3229-2035.