Ocorreu hoje o lançamento da nova marca do HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente), que agora passará a ser chamado de “Hospital de Esperança: por todos e para todos contra o câncer”. A apresentação ocorreu com número restrito de participantes no auditório do hospital, e contou com a presença de amigos e parceiros da instituição, além da equipe do corpo gestor, funcionários e Prefeitura de Presidente Prudente.
Felício Sylla, presidente do hospital, explica que a mudança já vinha sendo estudada há alguns anos, e que há aproximadamente um ano e meio, foi realizada uma votação para escolher o nome - evento democrático em que participaram colaboradores e diretores.
“O sentimento se confunde com o nome do hospital. É um sentimento de esperança, de acalento, renovação de energias. Com essa mudança, nós também estamos mudando a nossa mentalidade, a nossa visão, o que nós queremos do HRCPP que agora é o Hospital de Esperança”, considera Sylla.
Durante o evento, a Raro! Branding & Design, empresa que fez gratuitamente a peça, apresentou um vídeo sobre a criação da nova marca que leva uma âncora, símbolo mundial da esperança, porém, em um formato “mais leve e humano”.
O círculo representa o ciclo do tratamento, o círculo de voluntários, os ideais; a cruz representa a medicina, a estrutura, o corpo clínico e os colaboradores; o sorriso remete à satisfação, o pensamento positivo a cura dos pacientes. Já as cores traduzem os valores do hospital: serenidade, confiança, calma, amor, felicidade, ternura, flexibilidade e humanização.
Divulgação - As cores da nova marca traduzem os valores do hospital
“Foi um convite muito especial, com o desafio de não regionalizar tanto o hospital. Por isso ele mudou de nome, para Hospital de Esperança”, afirma Bruno Salgueiro, diretor de criação. “Essa nova identidade visual contempla o significado mais amplo da esperança, justamente para fugir da regionalização e tornar uma marca como essa mais abrangente, mais significativa, mais representativa”.
“O que a gente vê ao longo dos anos de trabalho do hospital é que a esperança sempre esteve aqui dentro, ela só precisava ser traduzida de forma visual e foi o que conseguimos com bastante sucesso criando essa nova identidade que agora guia todas as próximas comunicações do hospital, tanto para divulgar o trabalho que é feito aqui dentro, mas como para tentar angariar fundos de forma voluntária através da população”, explica Bruno.
Carlos Braga , diretor comercial da Raro e colaborador do hospital, afirma que ficou surpreso ao ver a reação dos participantes no momento de apresentação da marca. “A emoção faz parte dessa mudança, não é somente um desenho”, afirma. A partir de agora, será realizada uma campanha de divulgação.
A ideia é mostrar para a população e explicar qual foi a mudança para que também não se perca a identificação do hospital.