O Hospital Iamada de Presidente Prudente inaugurou, na manhã desta sexta-feira, seu novo serviço de hemodinâmica, instalando a alta complexidade, com equipamentos de alta tecnologia que permitem aos especialistas uma melhor visualização das imagens projetadas em 3D. Estas funcionalidades oferecem maior precisão e segurança ao especialista no momento dos procedimentos, tornando possível a realização de procedimentos nas áreas de neurologia, cardiologia, neurocirugia e cirurgia abdominal.
O evento apresentado pela gestora do hospital, Ivete Assef, contou com a presença do corpo clínico do hospital, das novas equipes, do venerável Sizuvo Iamada, fundador da instituição, e dos diretores Neiw Iamada, José Renato Tosello, Marcos Siqueira e Osmar Marchiotto, além do diretor clínico do hospital, o infectologista Alexandre Martins Portelinha. Foi lembrada a ausência do presidente do Hospital Iamada, Bruno Volpon, que não pôde comparecer ao evento e esteve representado.
Foto: Sinomar Calmona
Sizuvo Iamada, fundador do Hospital Iamada
“A disponibilidade do serviço de hemodinâmica irá beneficiar pacientes e médicos ao agilizar os cuidados de patologias cardiovasculares e cerebrovasculares. Acredito que a angiografia coronariana será o exame mais comum a ser realizado, mas haverá como realizar outros tipos de angiografia, como cerebral, pulmonar, central e periférica. Arritmias cardíacas também poderão ser diagnosticadas e tratadas, assim como será possível a colocação de stents, desobstrução de artérias e tratamento de doenças valvares”, explicou Ivete Assef.
Foto: Sinomar Calmona
Ivete Maria Assef, gestora do Hospital Iamada
O serviço de hemodinâmica está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, tanto para atendimento adulto, quanto pediátrico. Ele está localizado em uma nova ala que acaba ser concluída, com acesso pela Rua Casemiro Boscoli.
“Estar em constante mudança e aperfeiçoamento, oferecendo sempre melhores condições de tratamento aos pacientes são metas do Hospital Iamada”, destacou o diretor executivo Marco Siqueira. Investir em tecnologias para procedimentos minimamente invasivos tem sido também prioridade para a direção do hospital.
Para o atendimento das pessoas que necessitem de diagnóstico para verificar a circulação das artérias coronarianas, identificar a possibilidade de um infarto agudo do miocárdio ou indicar uma possível obstrução com exatidão, que pode causar o infarto, são algumas das funcionalidades do serviço de hemodinâmica.
HEMODINÂMICA ATENDERÁ
24 HORAS POR DIA, EM TODAS
ESPECIALIDADES QUE NECESSITAREM
DE MEDICINA INTERVENCIONISTA
“Sempre atentos quanto às melhorias de seu parque tecnológico, o Hospital Iamada está em constante evolução, acompanhando o mercado, aperfeiçoando com excelência no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento dos problemas; neste caso específico, na terapêutica de inúmeras doenças que podem ser tratadas por meio do serviço de hemodinâmica”, completou Ivete Assef.
“A hemodinâmica e as cirurgias cardíacas são um sonho desse hospital, dos nossos diretores, do meu pai, entusiasta maior dentro disso tudo. Quando o trago aqui para ver as obras, ele fica numa alegria que vocês não têm ideia”, celebrou Neiw Iamada, diretor do Hospital Iamada, e filho do fundador da instituição, Sizuvo Iamada, presente à cerimônia. “Nossa ambição sempre foi proporcionar a Presidente Prudente e região um hospital de alta complexidade. Estamos entrando num mundo novo de tecnologia não invasiva, que é o futuro da medicina, e abrindo um campo para cirurgia cardíaca“, completou o diretor José Renato Tosello.
Fotos: Sinomar Calmona
Hospital Iamada passa a contar com sofisticada tecnologia para hemodinâmica e cirurgias cardíacas
Diretores do Hospital Iamada, Marcos Siqueira, José Renato Tosello, Sizuvo Iamada, Neiw Iamada e Osmar Marchiotto
Colaboradores acompanham cerimônia de inauguração do serviço de hemodinâmica do Hospital Iamada
Alexandre Portelinha, diretor clínico
ESTREIA BEM SUCEDIDA
Leandro Kefalas Barbosa, radiologista intervencionista do hospital, relatou que a nova tecnologia do Hospital Iamada já está em uso, estreando antes mesmo da inauguração oficial. “Era um caso inédito, muito grave, graças a Deus ocorreu tudo bem, o paciente está evoluindo muito bem, e estreamos o equipamento e novo serviço com sucesso!”.
UM SONHO REALIZADO
“A instalação do serviço de cardiologia no Hospital Iamada é a realização de um sonho, uma grande conquista, com aparelhos que vão fazer a diferença em Presidente Prudente e região, e salvar vidas!”, ressaltou o diretor clínico Alexandre Martins Portelinha.
“EVOLUÇÃO INCRÍVEL”
Paulo Henrique Jorge, hemodinamicista da nova equipe do Iamada, fez um depoimento histórico ao elogiar os novos recursos tecnológicos do hospital e relembrar a evolução que a medicina prudentina teve nos últimos anos: “Este mês faz 30 anos que cheguei a Presidente Prudente. Neste período, assisti uma evolução incrível da medicina dessa cidade em relação à tecnologia e estrutura dentro da cardiologia. Há 30 anos não tínhamos nem UTI cardiológica na cidade. Então, imaginem o que era fazer cardiologia intervencionista numa época que não tínhamos stent, era só o balão, com risco de complicações gigantesco, sem ter uma UTI de retaguarda”.
GRATIDÃO
Feliz com esse novo marco de evolução na história do hospital, Marcelo do Valle, médico intensivista e coordenador da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Iamada, lembrou quando chegou a Presidente Prudente, há 21 anos, recém-saído da residência de terapia intensiva, pronto para assumir a unidade do Iamada: “Serei eternamente grato ao Dr. Iamada, Dr. Maximo, saudoso Dr. Joaquim, Dr. Osmar, por terem acreditado em meu trabalho. Nesses 21 anos passamos por várias fases aqui no hospital, mas o apoio que sempre recebi da diretoria foi sempre muito grande. Me sinto orgulhoso e feliz em fazer parte da família Hospital Iamada”.
LINHA DO TEMPO
Relembrando a história do Hospital Iamada, a gestora Ivete Assef enumerou os momentos mais importantes até agora da instituição:
1971 – Inauguração
1984 – Instalação do Hospital Geral
2003 – Instalação da UTI Adulta
2004 – Instalação da UTI Neonatal
2008 – CDI
2010 – Acreditação ONA Nível 1 e diversos reconhecimentos voltados para a Qualidade e Segurança do Paciente; Gestão Coren e outros
2019 – Acreditação Nível 2
2019 – Recertificação ONA Nível 2
2020 – Implantação do Prontuário Eletrônico Athimos
2022 – Certificação Closer To Zero, por boas práticas de segurança relacionadas à prevenção de lesão por pressão
2022 – Qualificação Procotolo AVC /Projeto Angel 3
2023 – Certificação ONA Nível 3
2023 - Início do projeto de implantação da hemodinâmica e cirurgia cardíaca, ampliação e reforma do hospital e instalação do Sistema Tasy
A hemodinâmica é um serviço de diagnóstico e terapia endovascular das artérias, principalmente obstruções das artérias do coração, pescoço, cérebro e dos membros inferiores. O serviço é de grande importância para contribuir no diagnóstico preciso das doenças, além dele servir de terapêutica para as principais patologias com maior índice de mortalidade no país, que são as doenças cardiovasculares como o infarto. Além do tratamento para aneurismas e AVCs. “A principal funcionalidade do serviço é a realização do cateterismo cardíaco e o tratamento de todos os tipos de obstrução das artérias do coração, seja doença arterial coronariana crônica ou infarto agudo do miocárdio”, aponta o especialista.
Por meio do equipamento é possível também identificar as pressões dentro das cavidades para, por exemplo, diagnosticar a estenose aórtica. Os procedimentos são realizados por meio de cateter que se desloca ao local da lesão e identifica as patologias, e é por intermédio dos cateteres também que os tratamentos são realizados.