Hospital de Esperança de Presidente Prudente alerta para fraude envolvendo falsas enfermeiras

Segundo a instituição, duas mulheres têm visitado pacientes oncológicos oferecendo serviços médicos não autorizados em ações de tentativa de golpe

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 07/11/2024
Horário 12:04
Foto: Arquivo
HE: “estamos investigando rigorosamente a possibilidade de qualquer envolvimento interno”
HE: “estamos investigando rigorosamente a possibilidade de qualquer envolvimento interno”

O Hospital de Esperança de Presidente Prudente divulgou uma nota de esclarecimento, na manhã desta quinta-feira, a fim de alertar os moradores do oeste paulista sobre uma tentativa de golpe que teve conhecimento nesta mesma data. Segundo a instituição, duas mulheres, falsamente identificadas como enfermeiras do hospital, têm visitado pacientes oncológicos em suas residências, oferecendo serviços médicos não autorizados. “A equipe jurídica está tomando todas as medidas legais cabíveis. Estamos investigando rigorosamente a possibilidade de qualquer envolvimento interno”, destaca a instituição.

O hospital, que não realiza atendimentos domiciliares (home care) já que todos os seus serviços são prestados exclusivamente dentro da unidade hospitalar, informa que, no golpe, as falsas enfermeiras ofereceram serviços como aferição de pressão arterial e glicose. Ainda, solicitaram uma fotografia do paciente, alegando ser para “aferição da pressão ocular”. “Na realidade, registraram a biometria da vítima para acessar indevidamente suas contas”, pontua.

Medidas de segurança 
A instituição declara que, entre as medidas de segurança, utiliza um sistema seguro de gerenciamento de informações e controle de acesso. O acesso e uso desses dados seguem políticas rigorosas de privacidade e transparência, garantindo que qualquer coleta de informações seja realizada exclusivamente nas dependências do hospital. Todos os dados são protegidos em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). 

“Cada informação coletada tem uma finalidade específica e justificada para o tratamento médico. O acesso às informações dos pacientes é estritamente controlado e baseado em funções. O registro fotográfico de pacientes ocorre somente no controle de acesso, durante o ingresso no hospital”, explica o HE.

Aos pacientes e familiares, o hospital orienta a não permitirem o acesso de pessoas desconhecidas em suas residências. “Sempre confirme a identidade de profissionais de saúde antes de qualquer atendimento. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com o Hospital de Esperança. Reafirmamos nosso compromisso com a segurança, bem-estar e privacidade de nossos pacientes”, frisa. 

“Para mais informações ou para reportar atividades suspeitas, entre em contato conosco através da Ouvidoria, no telefone 2104-8010 ou e-mail [email protected]”, orienta o Hospital de Esperança.
 

Publicidade

Veja também