Homenagem mais que merecida a quem ainda tão pequeno já enfrenta grandes desafios!

EDITORIAL -

Data 03/07/2021
Horário 04:15

A UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal é um ambiente do hospital preparado para receber bebês prematuros, que nasceram antes das 37 semanas de gestação; com baixo peso; com alterações cardíacas ou respiratórias, problemas que podem comprometer o seu desenvolvimento. O tempo de permanência nestes locais varia de acordo com cada bebê e o motivo pelo qual está ali. Na maioria das unidades, os pais têm rápidos e tão aguardados minutos do dia para visitá-los. Em alguns hospitais, é possível ainda permanecer com o bebê durante todo o tempo de internação.
A verdade é que, se ser mãe/pai de bebê de UTI é extremamente difícil, doloroso e angustiante, imagina pra quem já nasce lutando pela vida... Ter que se alimentar por sonda, fazer fototerapia (os conhecidos banhos de luz), muitas vezes até receber transfusões de sangue e encarar vários procedimentos cirúrgicos... Alguns chegam a passar meses ali. Mas quando saem, é só comemoração! 
E pensando justamente nestes guerreiros, o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente iniciou, nesta semana, a distribuição de mudas de árvores para os pais de bebês recém-nascidos, no ato da alta da UTI Neonatal. A iniciativa, denominada como "Plante Vida", é realizada em parceria com a Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), e visa homenagear a força das crianças que lutam pela sobrevivência e incentivar o compromisso com a sustentabilidade no futuro.
Todos os meses, haverá à disposição do hospital, 30 mudas de árvores. Árvore simboliza vida e, nestes casos, representará também o crescimento e desenvolvimento destes pequenos que, com tão pouco tempo de nascidos, já venceram grandes batalhas.
Além da homenagem, a iniciativa acaba reforçando a importância da preservação do meio ambiente. Muito mais que desempenhar um papel fundamental na paisagem urbana, a arborização torna-se um elemento essencial para o bem estar da população. Dão frutos, auxiliam na purificação e umidade do ar, evitam a erosão do solo, produzem oxigênio, reduzem a temperatura e servem de sombra e abrigo para algumas espécies animais. Quem ama a vida, protege a natureza, hoje e sempre. Plante vida!
 

Publicidade

Veja também