O Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente, foi alvo de furto de dízimo e de danificação de urnas onde as ofertas dos fiéis são colocadas. A paróquia indica que as ações criminosas ocorreram na manhã da última sexta-feira, por volta das 11h30, e também nesta segunda-feira, em torno das 14h. O suspeito de cometer os crimes foi identificado nas imagens de monitoramento interno do local.
O coordenador do Caep (Conselho Administrativo e Econômico Paroquial), João Nadal Pivotto, relata que a paróquia irá abrir boletim de ocorrência para que a polícia investigue o caso. Ele indica que, na primeira ocorrência, a funcionária que trabalha na igreja não estava no local no momento do crime. “Ele pegou e estourou uma das três urnas de dízimo e pegou uma quantia em dinheiro. A gente não consegue afirmar qual foi a quantia furtada, porque foi a oferta depositada durante o dia”, pontua João sobre o primeiro caso.
Após a primeira ação furtiva, o gatuno voltou à paróquia no começo da semana, porém, não encontrou nada nas duas urnas que foram danificadas por ele. “Quando foi na segunda-feira, por volta das 14h, ele entrou de novo na igreja, abriu uma urna, mas não tinha nada. Foi em outra urna, danificou-a, mas também não encontrou nada”, relata o coordenador do Caep do Santuário.
Diante das ações furtivas do suspeito, a paróquia decidiu retirar as urnas de dentro da cúpula do santuário.