A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira um homem de 25 anos suspeito de estelionato e uso de documento falso em Panorama. Ele foi abordado em uma lotérica no centro da cidade depois de tentar sacar dinheiro de uma conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de outro cidadão, mediante o uso de documentos falsos.
A investigação começou depois que a corporação recebeu informações sobre a presença de um homem suspeito, que utilizava um veículo Fiat/Mobi, cor branca, tentando efetuar saques indevidos das contas de benefícios do FGTS em casas lotéricas de Santa Mercedes e Paulicéia.
Diante disso, os policiais fizeram diligências pela região central de Panorama, onde ficam concentrados os estabelecimentos bancários e casas lotéricas. Ali, avistaram um veículo com características semelhantes ao que constava na denúncia. Nas imediações de onde o automóvel estava estacionado, os agentes localizaram uma casa lotérica. O suspeito foi identificado no exato momento em que se encontrava no caixa do estabelecimento. Ao ser abordado, apresentou um RG, porém, quando questionado, suas respostas apresentaram contradições.
O homem foi conduzido à delegacia do município para a realização de pesquisas junto aos bancos de dados, juntamente com a sua companheira, de 27 anos, que o aguardava dentro do veículo.
A polícia constatou que a documentação apresentada era falsa. O documento verdadeiro foi localizado no interior da carteira do acusado, na qual também havia a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Ao ser interrogado formalmente, acabou confessando a prática dos delitos atribuídos a ele, informando que, há algum tempo, tomou conhecimento sobre saques indevidos de FGTS e se interessou pela prática.
Para isso, adquiriu um RG falso com a sua foto e instalou o aplicativo “Caixa Tem” no seu aparelho celular. Informou também que passou a inserir outros dados falsos nessa mesma documentação e a sacar em nome de outros beneficiários do FGTS. Ele ainda confirmou que tentou praticar o mesmo tipo de golpe em casas lotéricas de Santa Mercedes e Paulicéia.
A representante da casa lotérica onde o homem foi flagrado afirmou que ele tentou efetuar o saque de um benefício do FGTS e, para isso, apresentou o documento que a Polícia Civil identificou como sendo falso.
A companheira do acusado, ao ser ouvida, alegou desconhecer tais práticas ilícitas. Por essa razão, inicialmente foi liberada, porém, no decorrer das investigações, poderá posteriormente também ser indiciada.
O homem já possui antecedentes criminais pelo crime de tráfico de drogas nos anos de 2016 e 2018, sendo egresso do sistema penal desde 2 de fevereiro de 2022 pela concessão do benefício de liberdade condicional.