Um homem de 45 anos, responsável por dois cachorros, foi multado pela Polícia Militar Ambiental Polícia Ambiental, em R$ 6 mil, por maus tratos a animais, em Teodoro Sampaio. O responsável declarou que realizava os cuidados destes animais, porém não dispunha de recursos financeiros para cuidados veterinários
No local, foi constatado dois cachorros, sendo uma fêmea de raça indefinida de grande porte e um macho também de raça indefinida e grande porte, em situação de maus tratos. Eles estavam sem alimentação adequada, em espaço sem asseio. A fêmea tinha ferimento nos olhos e de imediato foi aplicado remédio de forma precária do tipo mata bicheiras (lepecid). Apresentavam escore corporal baixo "magreza" e infestação de carrapatos. O responsável ainda disse que a cadela apareceu na rua de sua casa já ferida e resolveu cuidar. Foi realizado pelo setor de Vigilância Epidemiológica a vistoria no local, e coleta de sangue para exames de leishmaniose canina.
Diante do constatado, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 6 mil com base no artigo 29, da Resolução SIMA-05/2021: “Por praticar ato de maus tratos em animais domésticos”. Foi realizada a apreensão dos animais, tendo em vista o aguardo do resultado dos exames, pelo risco de transmissão de doença. O envolvido responderá criminalmente.