HOLOFOTE NO VICE
Dentre os eleitos em Prudente e até a campanha pouco conhecido popularmente, por conta do caráter discreto e reservado de sua atuação profissional, o vice-prefeito José Osanam Albuquerque Junior é o personagem do Plantão deste domingo.
UM RICO PERFIL
Houve a tentativa de explorar um pouco mais sobre a sua vida e trajetória profissional, mas o entrevistado ofereceu um limite estabelecido em responder as perguntas que o deixasse mais confortável. Porém, o resultado revela um rico perfil.
TERRA NATAL
Osanam, como é mais conhecido, nasceu no Rio de Janeiro. A família morava na zona central, no bairro Rio Comprido. Seus pais: José Osanam Albuquerque, natural do Ceará; e Maria de Lourdes Rodrigues Albuquerque, do Amazonas.
AGENTE FEDERAL
Eram em seis irmãos. Um faleceu. Três irmãos moram em Brasília e uma irmã mora em Goiânia. É formado em Direito. Foi bancário por 1 ano e sete meses, em Brasília. Em seguida, passou no concurso para agente de Polícia Federal.
28 ANOS NA PF
Ingressou na instituição vinculada ao Ministério da Justiça em de janeiro de 1988. Sua aposentadoria foi em de junho de 2016, após 28 anos de serviços prestados. Durante o exercício da profissão atuou em várias funções.
POR ESCOLHA
A principal função foi a de instrutor de armamento e tiro, pela ANP (Academia Nacional de Polícia), escola especializada na formação e capacitação profissional em segurança pública, vinculada à Polícia Federal. Veio parar em Prudente por escolha.
BODAS DE CORAL
Casou-se em 1989. Sua esposa Denise Ivana de Paula Albuquerque é educadora física, egressa da turma de 1987 do então Imespp (Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente), que foi encampado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista).
LIVRE-DOCENTE
Formada em educação física, mestre em educação pela Unoeste e doutora em educação pela FCT/Unesp, a professora livre-docente atua na formação de professores junto ao Departamento de Educação Física. Osanam e Denise tem dois filhos: Felipe e Vitória.
NOVO NA POLÍTICA
O interesse de Osanam pela política aconteceu neste ano de 2024, sem que tenha histórico de político na família. Filiou-se ao PL, por ter como referência o ex-presidente Jair Bolsonaro e presidente de honra do partido no Brasil.
ARQUIVO PESSOAL
Nos tempos em que o ex-presidente foi deputado federal, Osanam guarda uma foto que tiraram juntos na Academia Nacional de Polícia. Também tem como referência o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
DECISÃO IMEDIATA
Jamais foi filiado em partido político. Esteve como pré-candidato a vereador e foi convidado para ser vice-prefeito na chapa de Milton Carlos de Mello, “Tupã”, (Republicanos) e aceitou imediatamente. Até então, não conhecia o Tupã.
PRIMEIRO ENCONTRO
O primeiro encontro com o Tupã, que já era pré-candidato a prefeito, ocorreu no Tênis Clube, onde Osanam era diretor de Esportes. Na reunião estiveram o presidente do clube, Cremilson Julião Rodrigues, “Montanha”, e o gerente operacional Fábio Sales.
LADO A LADO
Osanam diz ao Plantão que ao aceitar ser vice do Tupã, sabia o tamanho da responsabilidade. Posto isso, afirma que irá atuar ao lado do Tupã naquilo que for preciso e no que puder ajudar.
VICE COM AÇÃO
Conforme o vice-prefeito eleito, a conversa inicial com o prefeito eleito foi bem tranquila e uma das suas condições ao aceitar compor a chapa foi a de ter ação; para não ficar apenas como figurante. “Eu quero trabalhar em prol dos cidadãos”, afirma.
TRICOLOR RJ
Por ter nascido no Rio de Janeiro, a capital do futebol onde fica a sede da Confederação Brasileira, o Plantão quis saber o time de coração. Reposta: Tricolor das Laranjeiras, possivelmente o jeito mais apaixonado de se referir ao Fluminense.
FATO MEMORÁVEL
Diante da lembrança de que o Fluminense foi campeão brasileiro de 2012 jogando em Prudente, quando venceu o Palmeiras por 3 x 2 no Prudentão, Osanam diz que esteve no estádio com a família e que foi uma conquista memorável.
TROCA DO BASTÃO
Começará na próxima terça-feira (5) a passagem do bastão da administração municipal de Prudente, com a equipe designada pelo prefeito eleito Tupã buscando informações junto à equipe nomeada pelo prefeito Ed Thomas (MDB).
VIDA QUE SEGUE
Toda transição é vista pelo conselheiro do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), Dimas Ramalho, como processo de obtenção de informações necessárias para evitar sobressaltos e até interrupções na gestão do município.
NÃO PODE PARAR
Em artigo de extrema sensibilidade com a coisa pública, com o título “Deixe ao sucessor o município que você gostaria de ter encontrado”, o conselheiro diz serem essenciais a continuidade das atividades administrativas e prestação de serviços públicos.
TINTIM POR TINTIM
Diz também que a nova administração precisa estar a par de todos os contratos de execução de obras, consórcios e convênios, bem como da relação atualizada dos bens patrimoniais e dos bens de consumo existentes no almoxarifado.
POLÍTICAS PÚBLICAS
E diz ainda que, no plano das políticas públicas, deve-se fazer um levantamento das principais ações, projetos e programas em execução, mas também daqueles interrompidos, finalizados ou que aguardam a sua implementação.
CAUSA E EFEITO
Questões inseridas no interesse do prefeito eleito Tupã para ir ao encontro do prefeito Ed Thomas e formalizar o pedido de transição. O eleito indicou uma equipe de oito pessoas. O prefeito nomeou seis integrantes para a equipe que o representa.
Fotos: Cedidas
Osanam e Tupã em campanha; estando entre eles o secretário estadual da Agricultura, Guilherme Piai
Osanam com o então deputado Bolsonaro e seu filho Eduardo no Setor de Armamento e Tiro da Academia Nacional de Polícia, em Brasília
Osanam e esposa Denise, na convenção do PL, ladeados pelos filhos Vitória Albuquerque e Felipe Albuquerque
Osanam com o filho Felipe (de camiseta branca) e amigos Pavan, Andrey, André, Artur e Gino, na Academia Nacional de Polícia