Nesta noite, às 20h, tem apresentação gratuita de cenas do espetáculo "O Parturião", texto de Luis Alberto de Abreu, apresentadas pela Encena Cia de Teatro de Junqueirópolis na Oficina Cultural Timochenco Wehbi, em Presidente Prudente. A atividade faz parte de uma fase da orientação do Projeto Ademar Guerra, pelo Grupo Mênades & Sátiros Cia de Teatro. Na sequência haverá um bate papo com Denílson Biguete, diretor da Mênades.
De acordo com o diretor do espetáculo Luis Gustavo Tessari, 24, a trama se desenrola em meio às brigas vividas por duas famílias rivais: do português Mané Marruá, e do italiano Tabarone, diante do amor de seus filhos Fabrício e Rosaura.
Espetáculo "O Parturião", cujo texto é de texto de Luis Alberto de Abreu, lembra clássico da literatura, Romeo e Julieta
Segundo ele a história é quase uma releitura de Romeo e Julieta, somada às confusões promovidas pelos empregados de ambas as famílias, João Tieté e Matias Cão. Ao mesmo tempo que eles querem uni-los, desejam se vingar das coisas ruins que os patrões fazem para eles.
"Estreamos essa peça em outubro de 2015 e o público tem gostado. Estivemos em São José dos Campos, Jacareí, Garça, Pereira Barreto e agora em Prudente. Essa é a primeira apresentação do ano. Estamos ansiosos por conta do elenco novo, pela cidade ser grande, mas a expectativa é a melhor possível", expõe Luis Gustavo.
Projeto
Segundo Denílson, essa atividade serve para lançar o projeto Ademar Guerra 2016, pois o edital para os grupos poderem se inscrever e receber orientações já estão abertos. Por isso algumas ações especiais estão sendo feitas pelo interior do Estado, para além de mostrar os espetáculos produzidos no ano passado a partir desse resultado dialogar com a comunidade sobre o que é o projeto, expondo uma ação concreta.
Conforme ele, de 15 em 15 dias, durante o ano todo de 2015, sua companhia, a Mênades & Sátiros, esteve em Junqueirópolis orientando a Encena e o resultado final foi este espetáculo.
"Entramos assim, dentro do módulo que o projeto tem que se chama Grupo orienta Grupo, ou seja, a Mênades orientando o Encena, onde levamos para eles a nossa realidade, cotidiano, formas de produção, processo criativo, trabalhamos interpretação, corpo, voz... enfim tudo que fazemos no nosso grupo fizemos com eles", ressalta Denilson.
Encena
A Cia foi fundada em 2012, começando com seus trabalhos em uma escola. De lá para cá vem buscando cada vez mais aprimoramento e conhecimento. Segundo Luis Gustavo, desde 2014 participa do Projeto Ademar Guerra.
"Temos muito a fazer, se Deus quiser. Mas, já produzimos quatro espetáculos: o musical ‘A Bela e a Fera’; um infantil ‘Cantando Histórias’; peça de curta ‘Um pobre coitado’ e fizemos um filme: ‘O Auto da Compadecida’. Devagar a gente chega lá!", salienta o diretor.
Especial
Após a apresentação das cenas do espetáculo, Denílson Biguete que passou um ano inteiro orientando a Cia Encena, baterá um papo com os presentes. Dentre tantas especialidades, ele é pedagogo, arte educador, professor de teatro, ator e produtor cultural.
Ele que é diretor da Mênades & Sátiros e da produtora Olho Nu Promoção e Eventos já dirigiu mais de 50 espetáculos teatrais e participa ativamente como fomentador e formador cultural do interior do Estado de São Paulo.
A Mênades & Sátiros Cia de Teatro é um coletivo de artistas e pesquisadores que desenvolvem um trabalho continuado de pesquisa e criação teatral, desde 2003, com cerca de 50 espetáculos montados e prêmios conquistados.
ELENCO
Beatriz Simões – Rosaura
Pedro Henrique – Fabrício
Luis Gustavo Tessari – Matias Cão
Luan do Valle – João Tieté
Kariny Costa – Mateusa
Ana Caroline – Boracéia
Lígia Lucca – Mané Marruá
Geisa – Linora
Yago Pietro - Tabarone