Será realizada hoje, em Presidente Epitácio, a 39ª edição do Fogueirão de São Pedro, com acendimento da fogueira de 4 metros de altura, distribuição gratuita de comidas típicas das festas juninas e muitas atrações. O Fogueirão de São Pedro, realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura, será no Pavilhão de Eventos da Orla, com entrada gratuita, a partir das 20h30.
Após a missa na Matriz de São Pedro, os fiéis da paróquia acompanharão a imagem do santo em carreata com destino ao local do evento. Com a chegada do cortejo é iniciada oficialmente a festividade. “A distribuição de comidas típicas e quentão sem álcool será promovida pela Prefeitura logo que a fogueira estiver acesa, assim concluímos a celebração e iniciamos a festa”, explica o secretário de Turismo e Cultura, Augusto Ribeiro Marinho.
No entanto, a praça de alimentação no local do evento contará com mais opções de cardápio, as barracas da Paróquia São Pedro e das escolas de samba Doce Mar e Unidos da Ribeira irão comercializar alimentos e bebidas em geral, como cachorro-quente, crepe, minipizza, espetinho, batatão recheado, caldos, milho, maçã do amor, refrigerante, cerveja, quentão alcoólico, vinho quente, entre outros.
Para animar a festa, terá a apresentação da dupla epitaciana Maurício e Maciel. Os cantores do estilo sertanejo irão apostar em um repertório característico para o evento junino, com sanfona e clássicos desta época do ano. Haverá também a apresentações de dança da Academia Acqua Viva.
O projeto Balé Folclórico Raiz, desenvolvido no Cras (Centro de Referência da Assistência Social) estará presente na festa. A turma do coreógrafo Natal Bispo tem o objetivo de difundir a cultura popular, por meio dos ritmos, danças, saberes, lendas, e afins, através das diversas linguagens artísticas, desde a dança, música, teatro, poesia, etc. “O projeto tem uma grande relevância, tanto para a contribuição cultural de nossa cidade, quanto para a própria cultura brasileira”, afirma o coreógrafo.
O dia 29 de junho é dedicado ao santo protetor dos pescadores, São Pedro. O Fogueirão surgiu em 1986 com o intuito de homenagear o padroeiro do município, apóstolo de Cristo, considerado o primeiro papa da Igreja Católica e aquele que recebeu as chaves do céu.
Foto: Cedida
Tradicional evento chega a sua 39ª edição em Epitácio