O corfebol é um esporte coletivo praticado principalmente na Europa, que pelo fato de ter contato físico controlado, tem como uma de suas regras a obrigatoriedade de suas equipes serem mistas, ou seja, constituídas por homens e mulheres. Ficou curioso? Então dá um pulinho hoje e amanhã no Sesc Thermas de Presidente Prudente porque educadores de atividades físico-esportivas da unidade estarão monitorando essa vivência bacana, modalidade semelhante ao basquete, no que diz respeito ao objetivo de lançar a bola dentro de um cesto. Grátis.
“Como é um esporte sem contato nem força física essa formação é possível. O que acaba sendo um esporte de igualdade entre o público feminino e masculino. Isso é bacana”, expõe Elson Takao Uehara, educador de atividades físicas da unidade Sesc Thermas.
Dentre as curiosidades da modalidade, ela difere de outros esportes exatamente pela prática ser com as equipes formadas por oito integrantes, sendo quatro homens e quatro mulheres, ou seja, 50% de cada gênero.
Conforme vários sites, dentre eles com opraticante.pt, o corfebol surgiu na Holanda no ano de 1902 influenciado por outro jogo, sueco. Quem o inventou foi um professor de Educação Física, chamado Nico Broekhuvesen que em um curso de verão que fez na Suécia conheceu o Ringball.
Após alguns ajustes ele adaptou o esporte e lhe deu o nome de corfebol, que em português significa bola ao cesto. O interessante, e que cabe para qualquer esporte é que naquela altura, a Associação de Educação Física de Amsterdã buscava um jogo que pudesse ser praticado por crianças, jovens e adultos de ambos os sexos, com o objetivo de mantê-los sadiamente ocupados, já que no início do século não era comum mulheres praticarem esporte.
Seja um esporte ou simplesmente uma recreação, o corfebol conseguiu revolucionar sua época, se tratando do início do Século 20, tendo extrema importância em cunho social, colocando a mulher nas mesmas condições que o homem.
Serviço
A atividade ocorre hoje e amanhã, no Bosque do Sesc Thermas, das 15h às 17h.