Hipertensão ocular deve ser diagnosticada precocemente para evitar glaucoma

Especialista ressalta que problema, se não tratado, pode causar perda permanente da visão; fator genético, uso de medicações como corticoide e inflamação ocular são algumas causas

Saúde & Bem Estar - OSLAINE SILVA

Data 31/03/2024
Horário 05:05
Foto: Cedida
Problema pode ser identificado durante consulta de rotina
Problema pode ser identificado durante consulta de rotina

A hipertensão ocular é caracterizada pelo aumento da pressão dos olhos. E,  se não tratada, pode causar glaucoma e perda permanente da visão, conforme explica o oftalmologista prudentino Guilherme Yoshiyasu, 34 anos, especialista em retina e catarata pelo Hospital de Olhos do Paraná (PR), que atende na Vision Center, clínica da família, em Presidente Prudente.

“O normal da pressão é de 11 a 21. Uma simples consulta de rotina ao oftalmologista é suficiente para identificar o problema, que depois é investigado em exames complementares”, expõe o especialista. 

De acordo com o médico, as principais causas são fator genético, uso de medicações como corticoide, inflamação ocular, entre outras. “É causada por produção de líquido intraocular em excesso e obstrução do sistema de drenagem do olho”, explica.

Conforme Guilherme, a maioria dos casos são silenciosos, porém, podem apresentar sintomas como embaçamento visual e dor. “Pode evoluir para uma doença grave, que é o glaucoma, e perda da visão irreversível”, reforça o oftalmologista, complementando que o público mais prevalente é o de pessoas com mais de 40 anos, afrodescendentes, com histórico familiar, diabéticos e hipertensivos.

“O diagnóstico é feito com medida da pressão intraocular, mapeamento de retina, retinografia e tomografia de nervo óptico. E o tratamento à base de colírios, laser ou cirurgia”, aponta. 

Publicidade

Veja também