Acabei de chegar de Araraquara (SP). Fui participar das comemorações do centenário das Faculdades de Farmácia e Odontologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), a antiga “Escola de Pharmácia e Odontologia”, fundada em 2 de fevereiro de 1923 por Bento de Abreu Sampaio Vidal, presidente da Câmara Municipal por 30 anos e membro de uma extensa família de comerciantes, banqueiros e cafeicultores.
Por que importantes lideranças políticas criaram aquela escola em Araraquara? O que interessaria tal fato para os moradores de Presidente Prudente? Eram perguntas que eu me fazia enquanto estava ali.
Certamente, a criação da escola pode ser associada ao movimento iniciado pela Sociedade Farmacêutica Paulista, em 1894, para promover as práticas fármaco-cirúrgicas em bases científicas na então província de São Paulo. É desse mesmo movimento que teve origem a atual Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, em 1898, inicialmente denominada de “Escola Livre de Pharmácia de São Paulo”, e que se transformou em 1905 na “Escola de Pharmácia, Artes Dentárias e Partos”. E foram dessas escolas as primeiras aulas no território paulista de cirurgia, farmácia, história natural, botânica e química.
Ao mesmo tempo, Araraquara pode ser considerada uma cidade representativa da modernização urbana promovida pelo enriquecimento da economia cafeeira. Bento de Abreu não criou apenas a Escola de Farmácia, mas também construiu o Teatro Municipal, o calçamento das vias públicas, a iluminação, a rede de águas e esgoto, o estádio municipal.
Como teria sido a convivência de Bento de Abreu com os pioneiros de Presidente Prudente? Haveria conhecido o prefeito Doutor Domingos Cerávolo durante o seu mandato de deputado estadual?
Eu tentava relacionar tais fatos históricos diante dos oradores das festividades. O professor Ricardo de Souza falava da importância dos sonhos. E o professor Vahan nos lembrava que pelo mundo afora as universidades contam como data de fundação a da sua primeira escola.
Quer dizer que o aniversário das nossas duas mais antigas escolas também seria o aniversário da Unesp inteira? Aquele centenário comemorativo seria também o nosso centenário?
Voltei para casa muito feliz, sentindo em mim “todos os sonhos do mundo”. A Faculdade da Unesp em Prudente foi criada em 1957 na qualidade de Instituto Isolado de Ensino Superior. A Unesp é resultado da junção, em 1986, de diversas escolas como essa. Mas somos todos herdeiros de um sonho que começou há 100 anos. Acreditamos ser possível oferecer o ensino superior público e de qualidade em cidades do interior paulista. E vamos em frente!