Hemocentros de PP indicam aumento de doações de sangue com a campanha Junho Vermelho  

No HR, alta foi de 15% em relação aos meses anteriores de 2024; Santa Casa e Instituo RH observaram crescimento de 20% em comparação ao início do ano 

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 07/07/2024
Horário 06:02
Foto: Assessoria de Imprensa/HRPP
Ao longo do Junho Vermelho, hemocentros de PP fortaleceram campanhas de doação de sangue 
Ao longo do Junho Vermelho, hemocentros de PP fortaleceram campanhas de doação de sangue 

Os hemocentros de Presidente Prudente indicaram um aumento de doações de sangue com a campanha Junho Vermelho: no Banco de Sangue do HR (Hospital Regional), a alta foi de 15% em relação aos meses anteriores de 2024; no Hemocentro da Santa Casa, a média de bolsas coletadas entre maio e junho foi 21,39% maior em relação à média dos quatro primeiros meses do ano; no Instituto RH, houve um acréscimo na ordem de 20% no número de doadores em comparação aos meses do início do ano de 2024.

BANCO DE SANGUE DO HR
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional, Claudia Cavali Santell, no inverno, o banco de sangue da unidade hospitalar intensifica a conscientização sobre a importância das doações, especialmente durante as férias escolares e universitárias, período em que as rotinas mudam e a procura por doação diminui. 
No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, o Núcleo de Hemoterapia do HR promoveu, em parceria com o Projeto Conscientizar – Casa de Cura Sustentável, uma ação inédita de entrega de mudas de árvores frutíferas para os doadores, como forma de agradecimento. As 60 mudas disponibilizadas foram doadas pelo Horto Florestal da Prefeitura de Presidente Prudente.
A coordenadora do Núcleo indica que pessoas saudáveis, entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 quilos, são incentivadas a doar, seguindo orientações como estar alimentado, descansado e não consumir álcool nas 12 horas anteriores à doação. 
O Banco de Sangue do HR está localizado na Rua José Bongiovani, 1297, atende doadores de segunda a sábado, das 7h às 17h, incluindo feriados. Excepcionalmente neste sábado, não haverá atendimento ao público.  A unidade retoma os atendimentos na segunda-feira.

HEMOCENTRO DA SANTA CASA 
A assistente social do Hemocentro da Santa Casa, Zenaide Brito, relata que a divulgação sobre a doação de sangue é crucial para manter os estoques do Hemocentro da Santa Casa adequados e atender às demandas. “Essa melhora de bolsas coletadas foi devida às campanhas que nós fizemos, com divulgações em empresas e escolas, principalmente, a partir de maio”, inicia a assistente social. “Nossa demanda é de 1,5 mil bolsas para atender à Santa Casa, ao Hospital Estadual e 45 municípios da região”, acrescenta Zenaide.  
Qualquer pessoa em boas condições de saúde pode doar, sendo necessário apresentar um documento oficial com foto. “Não é preciso jejum, mas recomenda-se um intervalo de três horas após a refeição”, pontua a representante do Hemocentro da Santa Casa. O atendimento ocorre das 7h às 16h na segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h na quarta-feira e aos sábados das 7h às 11h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (18) 3223-3511 ou pelo WhatsApp (18) 98132-0039.

INSTITUO RH 
A campanha Junho Vermelho resultou em um aumento de 20% no número de doadores de sangue no Instituto RH em comparação aos primeiros meses de 2024. De acordo com administrador do Instituto, Dimas Duarte Coelho, a unidade atende hospitais e clínicas de Presidente Prudente, incluindo o Hospital de Esperança e a demanda por sangue permanece alta. “Embora a média mensal de coletas seja de 240 bolsas, o ideal seria 350”, indica. 
Segundo Dimas, há uma queda no número de candidatos a doação durante o inverno. Para frear a redução no número de coletas de bolsas de sangue, o Instituto RH tem realizado campanhas de convocação de doadores nas redes sociais, nos hospitais e clínicas e juntamente com os familiares dos pacientes que precisam de transfusão.
O Instituto RH está localizado na Vila Euclides. A entrada 1 está na Avenida Cel. Marcondes, 2.063, e a entrada 2 na Rua Joaquim Nabuco, 1370. O horário de Atendimento é de segunda a sexta das 7h às 16h. Para mais informações, basta ligar no telefone (18) 3226-1555 ou entrar em por meio do WhatsApp (18) 9 9764-9773.

 

Publicidade

Veja também