No final de semana, o time feminino de handebol da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), categoria Juvenil Sub-18, participou do Campeonato Paulista da categoria, que ocorreu na cidade de Arujá (SP). As atletas ficaram em 3º lugar nos jogos e garantiram um feito inédito, sendo a primeira participação do município e do time feminino na competição.
A equipe de handebol da Semepp entrou em quadra na sexta-feira e enfrentou o Santos, que despontou no primeiro lugar (Presidente Prudente 24 x 34 Santos). No sábado, foi a vez de enfrentar a equipe do Esporte Clube Pinheiros, time que levou a melhor terminando em Presidente Prudente 11 x 37 Esporte Clube Pinheiros. “Infelizmente, sentimos muito a experiência das outras equipes, já que contam com atletas da Seleção Brasileira, além de jogarem o Paulista desde as categorias menores. Nossa participação foi inédita e mesmo em meio à pandemia, foi muito válida”, acrescentou o técnico do time, Péricles Batista de Menezes Junior.
A preparação das atletas, segundo ele, iniciou em fevereiro com o planejamento onde foi acordado que participariam de todas as competições previstas, como a Liga Regional de Handebol do Estado de São Paulo, Jogos da Juventude, Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior, Copa de Handebol do Estado de São Paulo, e a principal competição, o Campeonato Paulista de Handebol, mas a pandemia acabou surpreendendo a todos. “Faríamos mais de 60 jogos neste ano. Felizmente a Federação Paulista de Handebol conseguiu aprovar todos os protocolos e elaborou uma competição fantástica, muito bem organizada e impecável e, assim, a experiência vivida em Arujá se tornou muito válida e grandiosa para todos envolvidos”, explica.
Para participar do Campeonato Paulista de Handebol, a equipe prudentina tomou inúmeros cuidados em relação à pandemia. Para isso, todas as participantes realizaram o teste 15 dias antes da competição e dois dias antes de viajar refizeram o procedimento, pois a participação exigia o teste com validade de até três dias. Voltar à quadra após o período de quarentena foi a melhor sensação, explica o técnico. “O handebol é um esporte apaixonante e se preparar para uma competição dessa magnitude foi muito especial. Eu tive a experiência de jogar o Paulista como atleta e sempre sonhei em atuar como técnico desde que assumi a equipe de Presidente Prudente”, afirma. “Realizo um sonho junto ao grupo de atletas, e escrevemos o nome do nosso município na história da Federação Paulista de Handebol”, acrescenta.
O objetivo agora, segundo Péricles, é dar continuidade à manutenção da equipe no próximo ano e, quem sabe, participar de outras categorias, já que o time tem um trabalho consolidado no município junto à Secretaria Municipal de Esporte, em parceria com o Instituto Edespp (Instituto de Excelência Desportiva de Presidente Prudente). O técnico também ressalta que Prudente precisa resgatar a história dentro do esporte nacional. “O esporte prudentino será nacionalmente reconhecido em pouco tempo”, diz.
O time estende agradecimentos à Prefeitura de Presidente Prudente, Instituto Edespp, Unimed Presidente Prudente, Tubaína Funada, Posto Itatiaia, KNN idiomas, Casa do Relógio, Vista Comércio e Instalação de Equipamentos de Segurança, Colégio Criarte, Set Fit Academia, Contábil Cardinali, Casa de Carnes Brasília, Sitolino Embalagens, Sucos Life, V3 Digital, Real Center, Camisetas.com e Handwear, e todos aqueles que contribuíram com a vaquinha online.