Há quanto tempo vovó-vovô, vocês não brincam?

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 16/10/2024
Horário 04:30

Vocês sabiam que tanto para crianças como para os adultos, brincar não é só mais uma atividade, mas algo muito importante e indispensável. Infelizmente, muitos não refletem sobre isso.
Podemos fazer na terceira idade semelhante à criança, transformar qualquer coisa em brincadeira, mesmo que sua finalidade não seja o entretenimento. A gente sabe que brincar é bom!
Vejamos:
Na terceira idade, os benefícios da brincadeira tanto do ponto de vista físico quanto social e emocional, são enormes! É também por meio do contato com esses objetos que passamos a assimilá-los com seu cotidiano e compreender a sua realidade muitas vezes já esquecida na nossa memória.
Lembrar que brinquedos atuam como um mundo da imaginação (por que também não sonhar na velhice?).
O cérebro precisa de estímulos para fazer conexões novas e permitir desenvolvimento da neuroplasticidade.
Lembrar que substâncias chamadas de neurotransmissores estão implicados no prazer, na recompensa, no aprendizado, na memória e atenção o que favorece a concentração.
Algumas brincadeiras para você vovó e vovô compartilharem com seus netos nas escolas.
Dia dos pais e dos avós 
Muitos pais não conseguem ir às festinhas dos seus filhos para comemorarem datas devido às atividades do dia a dia.
Avós são os “pais mais velhos” dos seus netinhos. Algumas brincadeiras que nunca desaparecem:
Corrida de saco 
Uma brincadeira antiga e ainda atual é corrida de saco. Na terceira idade, muitas vezes, é possível muitas atividades, inclusive fazer caminhadas, correr e pular. E esta brincadeira é fantástica, fora o sorriso de todos!
Cabo de guerra!
Esta competição mostra um pouco de força e equilíbrio. Com certeza avós possuem um pouco mais de força que netinhos menores. Saber dosar a força é um exercício para o cerebelo e também para os músculos. É só vencedor, risos!
Corrida de ovos na colher 
Esta brincadeira é mais desafiadora, visto que precisa de equilíbrio e atenção. Ajudar na equipe de seu neto chegando mesmo que não seja em primeiro lugar, mas com ovo inteiro, vai fazê-lo muito feliz; mas se o ovo cair… Sorrisos!
Jogos de xadrez, cubo e dominó 
Também em festinhas no Dia das Crianças muitos jogos e competições são programados, especialmente xadrez, cubo e dominó.
Muito bom lembrar para você, vovó e vovô, testarem suas habilidades. Quem sabe seu neto possa ser campeão na equipe com sua ajuda! 
Brincadeiras não faltam! Tempo, então, tem de sobra! Disposição é preciso despertar.
Mas, se vocês não possuem netos para participarem, com certeza clubes e associações para terceira idade existem perto de vocês.
Que tal participar mais de brincadeiras?
Com certeza, seu cérebro agradecerá. E, também seus pulmões, seu coração, seu fígado, rins, músculos...
 

Publicidade

Veja também