O paratleta prudentino Gustavo Henrique de Araújo está desde o começo da semana em Londres, capital da Inglaterra, onde realiza o período de preparação para o Campeonato Mundial de Paratletismo, marcado para ocorrer entre amanhã e 23 deste mês nas pistas inglesas. Gustavo Henrique representará o país nas provas dos 100 e 200 metros, pela categoria T-13 (para atletas com baixa visão).
Foto: Arquivo, Paratleta prudentino já está em Londres, na busca por medalha
Além do período de treinamentos e adaptação, principalmente ao clima e ao fuso horário, os atletas realizarão também os testes necessários para comprovação da deficiência, exigidos pela IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo, na sigla em inglês), organizadora do Mundial. “É talvez o período mais difícil para o atleta, esse da adaptação, mas ele tem se preparado bem. Já conversamos sobre a necessidade de respeitar os cuidados voltados para à alimentação e aos horários de descanso, pois, feito isso, o atleta tem tudo para passar bem por esse tempo”, explica o treinador prudentino Jayme Netto Júnior.
O técnico ainda avalia a rotina vivida por Gustavo Henrique nos últimos meses, em busca da obtenção da vaga a Londres. “Realmente ele chegou bem cansado, mas precisa trabalhar isso até a estreia. Correndo dentro dos tempos que ele vinha fazendo, ele tem chances sim de chegar ao pódio e conquistar uma medalha”, vislumbra o treinador. A primeira prova do paratleta na competição será realizada no domingo.