Superando o paulista Felipe Meligeni Rodrigues Alves pela segunda final consecutiva, o tenista Gustavo de Oliveira Cruz, da equipe Tênis Clube/Semepp, se sagrou campeão da Copa Londrina de Juniores, na categoria infanto-juvenil, 16 anos masculino A. O torneio foi realizado entre 30 de setembro e anteontem, nas quadras do Country Club da cidade paranaense, e reuniu cerca de 300 atletas de 30 países. As disputas somaram pontos para dois
rankings: o da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e o da Confederação Sul-Americana da modalidade (Cosat), nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, no masculino e feminino.
Jovem tenista superou Felipe Meligeni na decisão por 2 a 0
Após conquistar o título da 5ª etapa do Circuito Nacional Infanto-juvenil Correios, que ocorreu entre 26 e 29 de setembro, no Clube Curitibano, em Curitiba (PR), o prudentino estreou na Copa Londrina no dia 30 ante o paulista Eduardo Ribeiro. Na oportunidade, Gustavo Cruz saiu vitorioso com o placar de 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 6/7 e 6/0. Com sets reduzidos, devido as chuvas que caíram na cidade paranaense, o tenista superou Alexandre Jun Ozaki por 2 a 0, com um duplo 4/2.
Ainda com set reduzido, o atleta do Tênis Clube/Semepp derrotou João Pedro de Souza com um duplo 4/1. Na última sexta-feira, superou Gabriel Bugiga por 2 sets a 0, com um duplo 6/2. O duelo semifinal foi disputado sábado contra o paulista Antonioni Fasano. A partida terminou em 2 a 0 para o prudentino, com parciais de 7/6 e 6/3.
Programada para terminar sábado, a competição teve que ser encerrada apenas anteontem devido alguns atrasos ocasionados pelo mau tempo. Gustavo Cruz entrou em quadra pela manhã para enfrentar Felipe Meligeni, que é sobrinho do ex-tenista Fernando Meligeni e atualmente figura na primeira colocação do
ranking da CBT, com 1.138,75 pontos. Pela segunda final seguida, o jovem de Prudente foi superior e derrotou o adversário por 2 sets a 1, com 4/6 e duplo 6/1.
Números favoráveis
Com o resultado, o representante do Tênis Clube/Semepp subiu da 26ª para a 13ª posição do
ranking atualizado da CBT com 700 pontos. Já na lista da Cosat, figura na 620ª colocação com 5 pontos. Dos cinco confrontos que disputou contra Felipe Meligeni, o prudentino venceu quatro e perdeu apenas uma.
O retrospecto favorável sobre o número um do
ranking da CBT é considerado por Gustavo Cruz como uma conquista à parte. "Vencer é bom, mas vencer o Felipe Meligeni é muito melhor, pela importância que ele tem no cenário do esporte e por ser o primeiro do
ranking. Tem um gostinho especial", afirma o prudentino.
De volta aos treinamentos na tarde de ontem, no Tênis Clube da cidade (TCPP), o jovem tenista já pensa em seu próximo compromisso dentro das quatro linhas. Ele disputa entre 14 e 20 deste mês, nas quadras do Jurerê Sports Center (JUSC) e Clube Doze de Agosto, no Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), a Copa Guga Kuerten de Tênis.