O empresário prudentino Guilherme Piai foi um dos nomes divulgados para a equipe de transição do governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele integrará o grupo de Agricultura e Abastecimento. O anúncio foi feito pelo coordenador da transição de governo em São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), nesta terça-feira.
Piai, que é filiado ao mesmo partido de Tarcísio, foi candidato ao cargo de deputado federal nas eleições gerais deste ano. Ele recebeu 63.190 votos e ficou como suplente.
De acordo com a Folhapress, a equipe de transição de Tarcísio conta com cerca de 100 pessoas no total, incluindo nomes que trabalharam com o governador eleito no Ministério da Infraestrutura, ex-assessores do ministro Paulo Guedes (Economia), bolsonaristas e membros de partidos aliados, como Republicanos, PL (Partido Liberal) e PSD (Partido Social Democrático).
Haverá oito grupos temáticos, sendo eles: agricultura e abastecimento; desenvolvimento social, mulheres e PCD (pessoa com deficiência); educação, cultura e esportes; segurança pública e administração penitenciária; turismo; gestão, desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia e finanças; meio ambiente, habitação e infraestrutura; e saúde.
Ainda segundo a Folhapress, os trabalhos da transição começaram na quinta-feira passada, com uma reunião entre Tarcísio e o governador Rodrigo Garcia (PSDB). O secretário de Governo, Marcos Penido, coordena a transição pela parte de Rodrigo.
Conforme a Agência Brasil, a equipe de transição tem o objetivo de se inteirar do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a administração pública e preparar os atos do novo governo a serem editados imediatamente após a posse.
A equipe de transição terá acesso às informações relativas às contas públicas, aos programas e aos projetos do governo em diversas áreas.
Os integrantes do atual governo ficam obrigados por lei a fornecer as informações solicitadas pelo coordenador da equipe de transição, bem como a prestar o apoio técnico e administrativo necessários aos seus trabalhos.
É de responsabilidade da Casa Civil fornecer infraestrutura e local de trabalho para a equipe.
Grupo de Agricultura e Abastecimento da equipe de Tarcísio
Coronel Mello de Araújo
Edivaldo Del Grande
Frederico D'Avilla
GUILHERME PIAI
Guilherme Ribeiro
João Sampaio
Ricardo Amadeu Sassi