Grupo recebe estudo que define verticais para desenvolvimento da região

Documento foi produzido pela empresa Litz e faz parte de trabalho sugerido pelo secretário de Estado, Jorge Lima, para promover progresso regional

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 18/01/2025
Horário 08:31
Foto: UEPP
Esforços visam planejamento estratégico do desenvolvimento regional
Esforços visam planejamento estratégico do desenvolvimento regional

O grupo Coalizão Prudente, formado por representantes de entidades de classe, instituições e empresários, recebeu na manhã desta sexta-feira o projeto denominado “Síntese das potencialidades e verticais estratégicas de priorização para o desenvolvimento da Região Administrativa de Presidente Prudente”, que foi produzido pela empresa de consultoria Litz. Trata-se de um trabalho sugerido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Jorge Lima, o qual visa propor fomento à atração de investimentos na região.

Iniciada há um ano, após visita de Jorge Lima a Prudente, a formatação do projeto contou com estudo apresentado pelo Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), apoio do grupo e patrocínio da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Grupo Lidera e Sebrae.
Conforme o diretor da Litz, Mário Nei Paccagnam, em videoconferência com integrantes do grupo, as verticais centrais para o estudo compuseram: região economicamente atrativa; região sustentável, atraente e com qualidade de vida; região educadora e polo de inovação; e região modelo de gestão e transparência.

De acordo com Mário Nei, a metodologia envolveu dados fornecidos nas reuniões realizadas por meses pelo grupo prudentino, conteúdos extras e dados secundários, como estatísticas, movimentação econômica e referências de diversos setores estratégicos, como comércio, agronegócio, educação, turismo, saúde e tecnologia, dentre outros.

Próximos passos

Presente no encontro, o coordenador de Políticas de Emprego e Renda da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Caio Marinelli, comentou que, a partir deste estudo de planejamento estratégico, serão adotadas medidas com base nas vocações regionais.

O presidente do Ciesp, Itamar Alves de Oliveira Jr., salientou que o grupo descobriu muitas coisas que ele não imaginava. “Há questões que estão estagnadas há 50 anos, e não é da noite para o dia que serão resolvidas. No entanto, esperamos que, dentro de seis meses, consigamos traçar um planejamento estratégico para os próximos anos”, ponderou.

Como lembrado por Raul Audi, presidente da Acipp, os dados iniciais foram levantados e apresentados pelo Sebrae-SP regional e, na sequência, o grupo se reuniu para dar continuidade ao processo. “O mais importante deste trabalho é a união das entidades em torno de um único propósito”, destacou.

Conforme o presidente da UEPP, Marcos Eduardo Nomura, “hoje, mais do que nunca, precisamos unir forças e alinhar nossas ações em torno de um propósito comum, que é o de fortalecer nosso território e promover iniciativas que gerem impacto positivo na economia, educação e qualidade de vida da nossa população”.

O documento será submetido aos membros do Grupo Coalizão Prudente para análise detalhada e validação para que posteriormente seja entregue formalmente ao secretário Jorge Lima.

Publicidade

Veja também