Grupo prudentino faz releitura do cangaço em espetáculo no Sesc 

Apresentação mescla cordel e poesia para trazer a perspectiva das mulheres cangaceiras; ingressos são gratuitos e ficam disponíveis a partir das 12h

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 13/03/2025
Horário 07:34
Foto: Tai Baes
“Maria de Quem?” resgata marcas deixadas na vida dessas 4 mulheres que desafiaram um mundo que tentou silenciá-las
“Maria de Quem?” resgata marcas deixadas na vida dessas 4 mulheres que desafiaram um mundo que tentou silenciá-las

Como parte do seu recém-lançado projeto “Palco Território”, que busca valorizar e difundir a produção das artes cênicas do oeste paulista, o Sesc Thermas de Presidente Prudente promove nesta quinta-feira, o espetáculo “Maria de Quem?”, da Pagu Cia de Teatro.

A apresentação acontece às 20h30, no palco da Área de Convivência, e traz um recorte do cangaço sob a ótica das mulheres que tiveram suas vozes silenciadas, mas que ecoam no presente através da releitura proposta pela companhia.

Em cena, Maria Bonita, Dadá, Adília e Lídia são revividas em uma narrativa que atravessa o tempo para revelar verdades esquecidas. Inspiradas pelas “Moiras”, figuras mitológicas que tecem, narram e cortam o destino, as atrizes mesclam cordel, poesia e a dureza dos fatos para apresentar as cangaceiras sob uma nova perspectiva.

Mais do que um enredo sobre o cangaço, “Maria de Quem?” resgata as marcas deixadas na vida dessas quatro mulheres que desafiaram um mundo que tentou silenciá-las. A peça vai além do registro histórico, sendo um manifesto sobre luta e resistência, transcendendo épocas e territórios para dar voz a todas as mulheres que enfrentam violência e apagamento.

Maria Bonita, Dadá, Adília e Lídia não são apenas personagens do cangaço, mas símbolos de uma realidade que ainda persiste. Em uma abordagem visceral e poética, a peça dá voz àquelas que, por muito tempo, foram relegadas às margens da história.

"O espetáculo é uma denúncia, um resgate e um grito contra o esquecimento. Esperamos que, por meio dele, possamos alcançar outras mulheres e trazer à tona as violências que ainda perduram", destaca a diretora da Pagu Cia de Teatro, Elora Carolina.

Sobre o grupo

A Pagu Cia de Teatro é um coletivo formado por quatro mulheres do interior do Estado de São Paulo. Criado em 2017, em Presidente Prudente, nasceu de inquietações e vivências que permeavam seus universos. Acreditando na arte como ferramenta de transformação, a companhia escolheu a temática feminista como fio condutor de suas criações.

Ingressos

A apresentação desta quinta-feira começa às 20h30 e os ingressos são gratuitos (limitados a dois por pessoa). Eles podem ser retirados a partir das 12h de hoje, por meio do aplicativo Credencial Sesc SP, do site sescsp.org.br/prudente ou diretamente na Central de Relacionamento.

SERVIÇO
O Sesc Thermas de Presidente Prudente fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400.




 

Publicidade

Veja também