Grupo Percussionismo celebra 15 anos, com concertos e oficinas

Entre os meses de abril e maio, grupo de Prudente fará 5 apresentações; primeira será neste sábado, no Sesc Thermas

VARIEDADES - Cassia Motta

Data 11/04/2025
Horário 07:23
Foto: Cedida
Grupo é uma orquestra de tambores criada em 2010, com o objetivo de estimular a prática da música instrumental aos jovens
Grupo é uma orquestra de tambores criada em 2010, com o objetivo de estimular a prática da música instrumental aos jovens

O Grupo Percussionismo de Presidente Prudente comemora 15 anos em 2025 e vai celebrar com o que faz de melhor: tocando. Segundo o maestro Sergio Alan, na programação de aniversário do grupo estão concertos e oficinas, todas na cidade.

A agenda do grupo entre os meses de abril e maio tem cinco apresentações. A primeira será neste sábado, às 16h, na Área de Convivência do Sesc Thermas, com entrada gratuita. “É a nossa primeira vez no palco do Sesc Thermas, talvez o único na cidade que ainda não tocamos”, afirma Sergio Alan.

No repertório, o grupo traz músicas escritas especificamente para tambores sinfônicos, além de uma série de cadências praticadas pelas marching bands americanas e músicas de percussão corporal.

O Grupo Percussionismo, formado por oito músicos, é uma orquestra de tambores criada em 2010, com o objetivo de estimular a prática da música instrumental aos jovens, visando apresentar concertos de alta qualidade artística, sejam eruditos ou populares, com fácil acesso ao publico. Os integrantes tocam caixas, tambores, tímpanos, pandeiros, metalfone, cowbells, blocos sonoros, entre outros instrumentos.

Programação

Em abril, dia 26, o grupo promove a Oficina Musical Inclusiva, destinada a crianças atípicas. Será no Centro Cultural Matarazzo, em parceria com a Trato Treinamentos, Unimultiplas e AOPDown (Associação do Oeste Paulista de Síndrome de Down).

Também no Centro Cultural Matarazzo, no dia 7 de maio, o Grupo Percussionismo sobe ao palco do Teatro Paulo Roberto Lisboa para o concerto de contrapartida da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), edital em que o grupo foi contemplado no ano passado. "Nesse evento, teremos a parceria com a Creche Walter Figueiredo, com o intuito de arrecadação de alimentos em prol das crianças ali assistidas", explica Sérgio Alan. 

No dia 10 de maio, véspera do Dia das Mães, o grupo realiza sua intervenção musical no calçadão. Fechando a série, no dia 24 de maio, acontece a Oficina Musical no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no Parque Alvorada.

Cedida

Integrantes tocam caixas, tambores, tímpanos, pandeiros, metalfone, cowbells, blocos sonoros, entre outros instrumentos

Publicidade

Veja também