Filantropia aliada à arte. Com essa intenção, desde 2010 o Grupo Percuss!onismo realiza concerto em prol de algo. Seguindo este tradicional objetivo, nesta quinta-feira, às 20h, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, o grupo realiza o Concerto Solidário “Todas as Mãos”. A entrada é um quilo de alimento que será destinado ao Lar Santa Filomena.
Conforme o regente do grupo, Sergio Alan, a entidade beneficiada sempre é alternada e o repertório traz uma característica do grupo que é a força dos tambores sinfônicos, alinhada ao teclado melódico e, como novidade, a percussão corporal.
Percuss!onismo é uma orquestra de tambores criada em 2010, com o objetivo de estimular a prática da música instrumental aos jovens, visando apresentar concertos de alta qualidade artística, sejam eruditos ou populares, com fácil acesso ao público em geral, além de participar de convenções, feiras, simpósios e festivais em Presidente Prudente e região. Realiza seus espetáculos em locais destinados ao grande público, tais como teatros, auditórios, casas de shows, centros de eventos, universidades, escolas, praças, igrejas, parques, entre outros.
A cada apresentação, o público é convidado a ouvir novos sons, numa proposta sólida e original. A ideia do grupo é realizar apresentações formais, informais e didáticas, ou seja, concertos onde músicos e regente estarão interagindo com o público, levando não apenas bons espetáculos, mas também conhecimento e cultura musical. Com isso, o público terá a possibilidade de ouvir música instrumental não somente por prazer, mas também com conhecimento.
O Grupo Percuss!onismo foi aprovado em 2021 em edital do ProAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo por seu histórico de atuação em música e em edital do Sesi-SP. Já em 2022 foi novamente aprovado em edital do ProAC, Pontal 2030, além de aprovação do edital Cultura e Arte por Toda Parte, pela Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Presidente Prudente.
SAIBA MAIS
O Lar Santa Filomena fica em Presidente Prudente e visa acolher e garantir proteção integral a todas as crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, os quais tiveram seus direitos violados ou ameaçados, propiciando a eles: qualidade de vida, valorização dos aspectos éticos e sociais, auxiliando-os na construção de seu projeto de vida, bem como viabilizar seu retorno ao grupo familiar ou a colocação em família substituta, quando esgotadas todas as possibilidades.