O grupo de Escoteiros Guayporé de Presidente Prudente participou, no sábado e domingo, da gincana virtual SJC (Scout Joti Challenge) que reúne escoteiros de todo mundo em um desafio de 48 horas de tarefas. Com o tema "Diversidade que nos une" a atividade tem o objetivo de propor aos lobinhos e escoteiros, a troca de experiências. E de acordo com o presidente do grupo prudentino, Marcelo Costilho Jorge, foi o que realmente aconteceu com os 170 integrantes da turma, entre lobinhos e escoteiros, somando ainda 11 voluntários. "Tanto para as crianças, quanto para os adultos, o ganho de novas experiências é enriquecedor. Isso porque a ação gera uma interação com grupos do país inteiro. Cria-se uma ambiência. Foi muito interessante! Vídeos gravados apresentavam a cultura, costumes e sotaques de diferentes regiões do Brasil. De Manaus, por exemplo, eles puderam acompanhar a postagem de um vídeo em que os índios faziam o chamamento aos pais. Ou seja, se ganha conhecimento e união cultural de todos os cantos do país", ressalta Marcelo.
Grupo Guayporé: lobinhos, escoteiros e voluntários em sua sede na Cidade da Criança, em Presidente Prudente
Segundo Marcelo os escoteiros realizaram 24 tarefas durante o dia e a noite do dia 15, finalizando na tarde do dia 16. Enquanto que os lobinhos precisavam cumprir 10 tarefas, apenas no sábado, das 8h às 18h. A gincana é organizada em bases e coordenada pela chefe Jucemara Passos. "Todas as tarefas são enviadas via internet para o
Screp, um banco de dados que reúne as ações desenvolvidas por grupos de todo o Brasil e do mundo", salienta Passos.
Os escoteiros passaram o dia e a noite na sede do grupo, que fica na Cidade da Criança, orientados pela chefe Acássia Pitanga, diretora de escotismo, que explica que cada atividade contabiliza de zero a 100 pontos para o grupo, dependendo da pontuação, a base é classificada em níveis de colocação: diamante, ouro, prata e bronze".
"Acredito que dentro de dez dias sai a classificação nacional. E a nossa expectativa é de superar a conquista de 2014 quando uma base do Guayporé foi prata, e outras três conquistaram classificação bronze. Temos que agradecer a disponibilidade da equipe da Cidade da Criança, direção e os funcionários do parque que garantiram a conectividade com a internet e a segurança dos escoteiros que passaram a noite no local, recursos necessários para que o grupo pudesse participar da gincana virtual", agradeceu Marcelo.
Bases participantes
Este ano, o Guayporé conta com a participação da Base Escoteira "Sempre Alerta", da Tropa Puma e Touro, com a Base Lobo "Família de Lobos" da Alcateia K2 e a Base Lobo "Juntos fazemos a diferença" da Alcateia Flor Vermelha.
O Clã Pioneiro Destinos (jovens de 18anos a 21 anos) que dentro da progressão deles defendem o lema "servir" auxiliou na realização do SJC, que conforme o presidente foi de suma importância.
Gincana virtual
Marcelo explica que a ação faz parte do 20° Joti (Jamboree na Internet), promovido anualmente pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME ou WOSM - World Organization of the Scout Movement), por meio da Escoteiros do Brasil.
Conforme ele, o SJC foi idealizado em 2011 por brasileiros e, em 2015, a gincana registrou mais de 20 mil inscritos contando com representantes de todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal. Além, de participantes de Angola, Portugal, Suécia e Inglaterra.
No salão
Simultaneamente, no sábado, a Tropa Sênior participou de atividades na 7ª edição do Salão do Livro realizado no IBC Centro de Eventos. "O bacana foi que os jovens tiveram a oportunidade de desenvolver ações culturais, enquanto os que permaneceram na sede do grupo, desenvolvem tarefas em contato com a natureza e conheceram virtualmente outros cantinhos do Brasil", acrescenta Jorge.