"Elas fazem Sonhar". Este é o espetáculo do grupo Girasonhos, que o Sesc Thermas de Presidente Prudente apresenta neste domingo, às 15h, na Área de Convivência. A entrada é grátis e livre para todas as idades. Por telefone, um dos integrantes do trio, Léo Doktorczyk, 56 anos, comenta que na verdade, tratam-se de contações de histórias onde a linha de trabalho dos atores inclui a música e os efeitos sonoros que funcionam como elementos narrativos, que dão a sensação das antigas rádio-novelas.

Peça viaja por histórias conhecidas e leva o público à imaginação; apresentação será a partir das 15h, no Sesc Thermas
"Procuramos não utilizar tantos elementos cênicos exatamente para que o público possa exercitar sua imaginação, onde por meio da voz e da música, desenham na mente os personagens e situações que estão ouvindo", explica. O trio é composto por Doktorczyk, Fernando Cardoso Gontijo (Boi) e Liliane de Oliveira Araújo, que inclusive não poderá estar presente e será substituída por outra atriz.
Nesta peça, Doktorczyk narra que as historinhas que serão apresentadas são escritas por autoras que são referência na literatura infantil brasileira, como "Bom dia todas as cores", de Ruth Rocha, que conta a história de um Camaleão que vive mudando de opinião. Em seguida, "Menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Machado, onde um coelhinho branco faz de tudo para descobrir o segredo da menina do laço de fita para ser tão pretinha. E o conto "Operação de Tio Onofre", que fala sobre a aventura vivida por uma menina que adorava dar nome aos objetos da sua casa, de Tatiana Belinky.
Ele expõe que além do objetivo de criar um repertório diversificado de contos, lendas e fábulas de todos os estilos e também suas próprias histórias, o Girasonhos estuda, pesquisa a concepção de trabalhos temáticos, inclusive a pedido de escolas e instituições."Já estivemos em Prudente e esperamos que o público, como sempre, esteja presente e interaja com a gente", deseja.
O Grupo
Segundo Doktorczyk, o grupo Girasonhos existe há 18 anos, uma idealização do contador de histórias Giba Predrosa, o percussionista Fernando Boi, e ele. Na verdade, conforme conta, as primeiras apresentações já vinham ocorrendo desde 1989, nas areias da Praia de Boiçucanga, no litoral norte de São Paulo. E foi a paisagem do local e a música "Estrela do Mar" de Marino Pinto e Paulo Soledade, a grande inspiração de uma das histórias do repertório do trio: Roda de Histórias: Pequenino Grão de Areia".
O ator diz que nessa trajetória, o grupo já montou cerca de 40 espetáculos realizando mais de 2 mil apresentações, priorizando sempre a parceria com outros artistas da tradição oral brasileira, como: Valdeck de Garanhuns, João Acaiabe, Companhia Bonecos Urbanos, Magda Crudelli e Associação Cultural Cachuera, entre outros.
O CD "Roda de Histórias" foi lançado em 2003, com a participação de cerca de 40 convidados, entre músicos, atores e contadores de histórias. Em 2005 e 2006, duas das faixas do disco, "Olha que eu vi" e "Jurutaí", foram adaptadas no formato de vídeo-clipe e veiculadas pela TV Cultura no programa "Ra-tim-bum".
Elaboração dos Espetáculos
Doktorczyk conta que na elaboração das peças, começam sempre pela pesquisa teórica sobre o tema e somente depois os trabalhos especialistas no tema desenvolvido, músicos e outros artistas.
Cada história é tratada como se fosse uma verdadeira opereta em composições compostas pelo grupo e citações de outros autores, que vão desde Luiz Gonzaga a Caetano Veloso, Cazuza, Bob Macferrin, Jorge Mautner e outros compositores de todos os estilos e ritmos.
O repertório do trio desde a criação é bastante rico. São eles: "Andanças Pelos Castelos de Andersen"; "A Arca de Noé"; "Aventuras e Descobertas do Bicho Homem no Planeta Terra"; "Brincando com Palavras"; "Brincando no Olimpo"; "Contos Assombrados Brasileiros"; "Contos Encantados da França"; "Contos de Inverno"; "Contos das Mil e Uma Noites"; "Contos de Horror"; "Contos Russos"; "Contos de Sabedoria"; "Contos Que Vem do Mar"; "Elas Fazem Sonhar"; "Entre na Roda"; "Entre Fadas e Encantos"; "Era Uma Vez o Futuro"; "Felpo Filva"; "Folias e Estripulias"; "Gira Roda dos Tempos"; "História dos Orixás"; "História Para Ouvir e Brincar"; "Histórias de Tia Nastácia"; "Histórias que se Cantam, Músicas que se Contam"; "Joga O Jogo"; "Lé com Crê"; "Nau de Sonhos... Uma Viagem Pelos Mares dos Contos Potugueses"; "No Colo da Mãe Natureza"; "O Caso do Bolinho e Outros Contos"; "O Circo Chegou"; "O Homem Que Plantava Sonhos"; "O Jogo o Rei. O Rei dos Jogos"; Olha Que Eu Vi"; "Pra dentro da Boca"; "Pula a Fogueira"; "Redes-Cobrindo Histórias"; "Roda de Histórias"; "Sopros do Amor e do Feminino na Mitologia Grega" e "Tempo Rei".