Por ocasião da realização do 22° Caipirapuru, em Irapuru, considerado um evento de grande valor cultural, quando o município executa um trabalho de preservação da música raiz, sendo atração de um grande público admirador de toda a região, um grupo representando o Santuário de Santo Expedito esteve presente no local.
COMO FOI
Estiveram com uma barraca para representar o trabalho que vem sendo executado na cidade, na busca da conclusão do prédio para abrigar o santuário. Na ocasião, além da venda de produtos religiosos e lembranças do Santo das Causas Urgentes, estiveram presentes também com o objetivo de fortalecer o trabalho de união na busca de conclusão do prédio. Foram bem recebidos e despertaram também a admiração de muitos devotos do santo. Todos os trabalhos ficaram sob responsabilidade de voluntários que atuam na comissão e se deslocaram até a festa para prestar suas colaborações.
ELOGIOS
O músico Tony Carlos, também vereador em Irapuru, foi o condutor da locução de todo o trabalho e assegurou que realmente os devotos de Santo Expedito são fiéis ao santo e pôde também admirar e da mesma forma cumprimentar todos os voluntários que prestaram seus serviços para o engrandecimento dos trabalhos junto à paróquia do município.
RECORDANDO
O casal José e Alice de Presidente Prudente está formando um grupo de devotos de Santo Expedito. Querem com isso ampliar anda mais a propagação do nome do santo e pediu para a coluna a reprodução de materiais informativos já levados a conhecimento dos leitores. Assim atendemos ao casal religioso.
POSSÍVEL ORIGEM
Estudiosos da religião acreditam que Santo Expedito foi um soldado romano nascido na Armênia, na cidade de Melitene, que comandou a 12ª Legião Romana. Essa é a versão que é mais divulgada, porém, nunca houve uma confirmação oficial.
O NOME
Não há nenhuma fonte que afirme com precisão o motivo do nome do Santo Expedito. Uma das versões mais aceitas é a que acredita que tenha sido derivado de "spedito", palavra que era inscrita em caixas com relíquias de um santo desconhecido. No italiano, a palavra significa rápido ou enviado. Na obra "The Lives of the Fathers, Martyrs and Other Principal Saints [1756-1759]", escrita pelo inglês Alban Butler, é dito que freiras confundiram o nome "spedito" escrito na caixa com o nome do Santo. Ainda há outra versão a qual explica que "expeditus" era uma categoria do exército romano.
A HISTÓRIA
Seguindo a versão de que Santo Expedito era um soldado romano, a lenda diz que a região onde ele atuava era marcada por perseguições aos cristãos devido às atitudes do imperador Deocleciano. O soldado era um homem comum, que um dia teve um encontro com Deus e se converteu ao cristianismo.
CAUSAS JUSTAS E URGENTES
E por que ele tem essa alcunha de santo das causas justas e urgentes? Também de acordo com a lenda, um espírito maligno apareceu para ele em forma de corvo dizendo "Crás! Crás! Crás", que no latim significava "Amanhã! Amanhã! Amanhã". Expedito pisoteou o corvo, o esmagou e gritou "Hodie", que quer dizer "Hoje!".
MORTE
Expedito morreu devido a ordens do imperador Deocleciano. Ele, até em seus momentos finais não negava sua fé e buscava defender os cristãos. Outros mártires da religião católica como Maurício, Marcelo e Sebastião morreram ao lado de Expedito, derramando sangue e tendo as cabeças decepadas.
FÉ EM TROVAS
Santo Expedito desperta
Ao homem de bom coração
Esta é a grande razão
De ser santo de devoção.
(José Costa)