Maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o Projeto Guri realiza apresentação especial em Presidente Prudente, do Grupo de Referência do projeto na cidade: a Orquestra de Presidente Prudente. Em concerto regido pelo músico convidado Jean Reis, os 45 integrantes do grupo tocam no dia 24 de maio, às 20h, no Teatro César Cava.
Reconhecido como um dos mais importantes violinistas do País, Jean Reis, comanda o grupo, que interpreta repertório variado, com canções como "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, e "Farandole", de Georges Bizet, além de passar por Beethoven e Brice Chase.
Como parte do Projeto Guri Convida – ação que proporciona maior troca de aprendizado entre os grupos com alunos em estágio mais avançado de aprendizado e um artista convidado -, Jean Reis realiza, antes do evento, ensaios com o grupo de Prudente, promovendo um rico encontro artístico e pedagógico.
A Orquestra de Presidente Prudente é um dos 12 Grupos de Referência do Guri, criados em 2010, para estimular e intensificar a formação e a qualificação musical dos alunos de destaque dentro do programa. Composto por alunos entre 12 e 21 anos, o grupo (naipes de madeiras, metais, cordas e percussão) tem direção artística de Francis Auresco, educador do polo de ensino do programa na cidade. Todos estes grupos contam com o patrocínio da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo).
Sobre o maestro
Mestre em Música pela
Andrews University e em Regência Orquestral e Violino pela
UniversityofRedlands, integrou diversas orquestras nos Estados Unidos, como a Riverside Symphony Orchestra, Redlands Bowl Symphony Orchestra, Mississippi Symphony Orchestra e Meridian Symphony Orchestra. Foi também violinista das principais orquestras de São Paulo, incluindo a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
O músico também foi professor de violino e prática de orquestra na Universidade Livre de Música e Acarte, e violinista do Quarteto Paulista de Cordas. Além disso, esteve à frente de importantes orquestras e bandas sinfônicas na Áustria, França e Buenos Aires.
Projeto Guri
Mantido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclado e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.
Mais de 49 mil alunos são atendidos em mais de 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo. Os 370 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o projeto já atendeu mais de 540 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.