Grêmio Prudente vence a Matonense em casa e se aproxima da classificação 

Pênalti convertido por Wandson sacramentou vitória do Carcará por 1 a 0; próximo duelo é contra o Red Bull Bragantino II, neste sábado, no Prudentão

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 09/03/2023
Horário 20:42
Foto: Murilo Aguilar / Grêmio Prudente
Wandson converteu cobrança de pênalti que sacramentou a vitória do Grêmio Prudente por 1 a 0 
Wandson converteu cobrança de pênalti que sacramentou a vitória do Grêmio Prudente por 1 a 0 

Consistente, o Grêmio Prudente soube propor e também segurar o jogo, na noite de ontem, Dia Internacional da Mulher, na importante vitória por 1 a 0 sobre a Sema (Sociedade Esportiva Matonense) no Estádio Paulo Constantino, Prudentão, pela 13ª rodada da 1ª fase da Série A3 do Campeonato Paulista. 
Com mais três pontos na conta, o Gavião Carcará foi a 21, manteve-se na 5ª colocação da terceirona e deu um grande passo rumo à 2ª fase do certame. Restando agora dois jogos para o fechar de portas da fase inicial da A3, o Grêmio Prudente abriu três pontos para a Itapirense, na 8ª posição, com 18, e quatro para a Matonense, que com a derrota no Prudentão saiu do G-8 e figura na 9ª colocação, com 17 pontos. 
O próximo compromisso do Grêmio Prudente é contra o Red Bull Bragantino II, na tarde deste sábado, às 16h, no Prudentão, pela penúltima rodada da 1ª fase. Na 12ª colocação, com 16 pontos, a equipe de Bragança Paulista vem para o “jogo da vida” em Presidente Prudente depois de empatar em 1 a 1 com o Capivariano, em Capivari. Depois do duelo contra o Toro Loko II, o técnico do Grêmio Prudente, Ademir Fesan, terá uma semana para preparar a equipe para última rodada, no sábado da semana que vem, fora de casa, contra o Usac (União Suzano Atlético Clube), em Suzano.   

Os 90 minutos no Prudentão

Quatorze anos depois de Ronaldo Fenômeno derrubar o alambrado do Prudentão ao fazer de cabeça o gol de empate do Corinthians no clássico contra o Palmeiras na 1ª fase do Paulistão 2009 diante de 44 mil pessoas, o estádio voltou a receber uma partida no Dia Internacional da Mulher: 2.736 torcedoras e torcedores compareceram no Prudentão para apoiar o Grêmio Prudente diante da Águia Azul. As 500 primeiras mulheres a entrarem no estádio concorreram a prêmios distribuídos pelo clube durante o intervalo da peleja. Foi o maior público do Gavião Carcará em seu ninho nesta temporada. 
Com o apoio da torcida, a equipe prudentina, desta vez, incorporou (sempre com as guardas proporções) o modo Corinthians de 2012, principalmente, pela segurança defensiva e a aplicação coletiva para frear o ímpeto ofensivo da Matonense. O time titular contou com a volta do volante Rodrigo, a química fluiu, e o Carcará se dou em campo para conquistar três pontos fundamentais e continuar firme na luta para seguir na competição. 
O goleiro Luiz teve mais uma atuação sólida e quando foi exigido fechou a meta prudentina. No final do jogo, quando a Matonense se lançou ao ataque em busca do empate, o goleiro operou uma defesa fundamental para manter o 1 a 0 no placar. A sua frente, os defensores Leandro Freire e Eduardo Biazus, sem distrações, não deram espaço para o perigo. Junto aos laterais Cesinha, pela esquerda, e Helder, pela direita, o bloco defensivo estava alinhado com os outros setores, destaca-se a disposição do trio de ataque - Wandson e Luquinhas Bozó pelas pontas e Elias centralizado - para abafar a saída de bola do adversário e somar-se a consistência de marcação do meio de campo, com Rafinha, Rafael Potiguar e Rodrigo (Luis Otávio), quando a Matonense pisava em seu campo de ataque. 
No primeiro tempo, depois de certo estudo entre as equipes nos minutos iniciais, o Carcará tomou conta do jogo e teve as melhores chances para abrir o placar: aos 17, após a pelota sobrar limpa numa sobra da cobrança de escanteio, Eduardo Biazus, sempre perigoso quando vai ao ataque, não teve sorte ao ficar cara a cara com o goleiro Jeferson e isolou a bola por cima da meta da Águia Azul; aos 23, após bola alçada na área, o volante Rodrigo, de cabeça, obrigou Jeferson a salvar o que seria o primeiro gol do Grêmio; dali em diante, o Grêmio aumentou a pressão, Wandson e Luquinhas Bozó, na velocidade, chegaram a cair dentro da área, mas o árbitro Leandro Carvalho da Silva mandou o jogo seguir nos dois lances. 
No segundo tempo, o Grêmio Prudente manteve o ímpeto de sair a frente no placar. Com maior volume de jogo, mas sem espaços para concluir a gol, o Carcará conseguiu de pênalti tirar o zero do marcador. O incansável lateral-direito Helder conseguiu infiltrar a zaga da Sema e, na dividia, foi derrubado dentro da área. Aos 9 minutos, após breve reunião para ver quem seria o responsável pela cobrança, Wandson tomou a frente, cobrou e converteu com maestria: Grêmio Prudente 1 x 0 Matonense. Foi o terceiro gol do camisa 7 na A3. 
Com o gol, o Grêmio Prudente diminuiu o ritmo ofensivo e convidou a Matonense para dar as cartas do jogo. Fesan lançou a campo os atacantes Vinícius Baiano e Chula, o volante Luís Otávio e o zagueiro Lucão. Com oxigênio renovado, e explorando os contra-ataques, o Grêmio chegou a arrematar o placar com Elias, porém o gol foi anulado. No tudo ou nada, LuiZ Carlos Marins mandou sua equipe ao ataque, mas a blitz não rendeu frutos: Grêmio Prudente 1 x 0 Matonense. 


 


 

Publicidade

Veja também