Em entrevista concedida, na última sexta-feira, após a renovação da parceria entre Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e Grêmio Prudente, o presidente do Gavião Carcará, André Garcia, não escondeu a ambição de querer levar o clube prudentino à elite do futebol paulista e falou sobre diversos pontos do futuro administrativo do clube.
Hoje, a reportagem de O Imparcial traz as questões relacionadas a patrocínios e SAF (Sociedade Anônima de Futebol). Na edição de quarta, os pontos serão: direitos de transmissão, o estado atual do Estádio Paulo Constantino, Prudentão e categorias de base.
Sobre a possibilidade de o clube se tornar uma SAF, André Garcia foi direto ao ponto ao afirmar que não há urgência para que o clube deixe de ser uma associação e siga o modelo SAF. “Não é o caso do Grêmio. O Grêmio não tem passivo, não tem dívidas. Os recursos que a gente obtém com patrocínios e a cota da FPF [Federação Paulista de Futebol], tudo isso entra normalmente no clube, na conta corrente, tudo regularizado. Então, a SAF não é uma necessidade hoje, isso não é algo que nos incomoda ou nos traz necessidade no dia a dia. Então, a gente pensa, analisa e a curto prazo não deve acontecer, não”.
E continua: “Hoje o Grêmio funciona na forma de associação ainda, que é a forma onde 95% dos clubes no Brasil atuam. A SAF é algo ainda relativamente novo, a gente vê alguns clubes migrando pra isso, mas, sobretudo, clubes que possuem um endividamento grande e a SAF muitas vezes é constituída pra que um investidor venha e possa ter uma segurança em colocar seu dinheiro e sanar suas dívidas e conseguir ter uma continuidade com o clube, porque muitos acabaram quase que numa situação de inviabilidade”.
Conforme levantamento do repórter Matheus Aquino, do ge.com, o futebol brasileiro atualmente possui 63 clubes que aderiram ao modelo SAF. No futebol paulista, 14 times seguiram a corrente: América de São José do Rio Preto (Bêzinha), Botafogo de Ribeirão Preto (A1 e Brasileirão Série B), Capivariano (A2), EC São Bernardo (A3), Ferroviária (A2 e Série B), Inter de Limeira (A1 e Série D), Ituano (A2 e Série C), Linense (A2), Monte Azul (A2), Novorizontino (A1 e Série A), Primavera (A2), São Bento (A2), São Bernardo (A1 e Série B) e São José EC (A2 e Série D).
Questionado sobre os patrocínios e parceiros atuais do Grêmio Prudente, André Garcia destacou o sucesso na renovação de seis dos sete patrocínios atuais do clube. “Temos cinco marcas na camisa e duas no calção. Já renovamos seis desses contratos, e uma vaga está em aberto. Estamos conversando com duas empresas para ocupar esse espaço”, afirmou. Hoje, as marcas na camisa do Carcará são: Liane, Mais Você Supermercados, Futfanatics e Tray E-commerce (na parte frontal); Oeste Saúde e GWM (nas costas). Nos calções, estão: Unoeste e Andorinha.
O mandachuva do Carcará, que é um dos sócios da e-commerce de materiais esportivos, Futfanatics, mencionou o cuidado da diretoria em manter a estética dos uniformes, ao limitar o número de marcas presentes na camisa do Grêmio, que hoje é fornecida pela Kappa:
“Eu, como dono de loja, não gosto muito de uniforme com muitos patrocínios, então a gente tenta limitar este número para também não poluir muito o uniforme e de repente as marcas nem aparecerem tanto né. Então, caso haja a desistência de um dos patrocinadores a gente deve estar inserindo um outro no local. Então, isso é positivo”, afirmou Garcia.
Além das empresas estampadas no uniforme de jogo Carcará, o Grêmio também conta com vários parceiros comerciais que divulgam suas marcas nas de placas de publicidade à beira do campo do Prudentão, e nas redes sociais do clube.
Segundo Garcia, essas parcerias são fundamentais para a manutenção financeira da equipe. “Nesses casos, tem um acordo comercial mais restrito, mas estes parceiros também nos apoiam muito e são muito importantes. Também temos trabalhando bastante nessa renovação. Futebol parece fácil às vezes, mas esse trabalho de bastidor é bem puxado. Então, são muitas reuniões e pra conseguir colocar tudo isso para funcionar”, disse o presidente do Carcará, que também destacou que a renovação dos patrocínios segue um padrão anual. “A gente faz estes contratos à nível anual, então, final de ano sempre tem este trabalho de renovação”.