Grêmio Prudente e PPFC atingem 80% da preparação física

Iniciamos o trabalho com o tempo suficiente para fazer uma estreia dentro da grandeza do clube, então, acredito que a equipe vai justificar nosso trabalho e mostrar isso dentro de campo", aposta o preparador.

Esportes - Jean Ramalho

Data 27/03/2014
Horário 08:23
 

A pré-temporada de Grêmio Prudente e Presidente Prudente Futebol Clube (PPFC) teve início há cerca de 45 dias e, desde então, a preparação física dos atletas foi tratada como fundamental pelas comissões técnicas. Sendo assim, a quase uma semana da abertura do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, um deslize neste período poderia colocar em risco todo o trabalho desenvolvido pelos preparadores físicos. Desta maneira, os dias que antecedem a estreia dos clubes devem ser de muito esforço para os jogadores.

"O pessoal que iniciou o trabalho de pré-temporada, no início de fevereiro, estava parado, não vinha em atividade. Então começamos com os treinos básicos, que incluem, principalmente a parte aeróbia, com corridas de longa distância", conta o preparador físico do Grêmio Prudente, Marcelo Casagrande.

Jornal O Imparcial Elenco do PPFC está em treinamento há cerca de 45 dias e ontem trabalhou no Caetano Peretti

De acordo com ele, o período aeróbio durou aproximadamente 15 dias e foi substituído pelos trabalhos de força, realizados, principalmente na academia do Centro de Formação de Atletas (CFA) Flávio Araújo, no Jardim Everest. Nesta etapa, conforme Casagrande, a parte física foi desenvolvida em paralelo com os treinos técnicos e táticos, o que teria cooperado para o aprimoramento físico dos jogadores.

Com a autoridade de quem já vestiu as cores de times como o Noroeste, de Bauru, América, de São José do Rio Preto, José Bonifácio, Tupã e Fernandópolis, além de clubes do futebol cearense, Casagrande indica que atualmente o elenco gremista teria atingido algo em torno de 70% a 80% da forma física. Cenário este, que deve ser alterado essencialmente ao longo da primeira fase da Segundona, que terá início em 5 de abril. "O time evoluiu e hoje vejo que estamos preparados para competição. Mas, a tendência é evoluir ainda mais, para atingir o ápice do condicionamento a partir do quinto jogo", considera o preparador.

 

Grupo encaixado


Ainda assim, Casagrande acredita, não apenas em uma boa estreia do Grêmio contra o Assisense, em 5 de abril, às 16h, no Estádio Paulo Constantino (Prudentão), mas em uma equipe forte e com condições de brigar por uma vaga na Série A-3.

"Não podemos precisar, pois o corpo humano é complexo, mas o time está dentro da nossa expectativa, do planejado. Iniciamos o trabalho com o tempo suficiente para fazer uma estreia dentro da grandeza do clube, então, acredito que a equipe vai justificar nosso trabalho e mostrar isso dentro de campo", aposta o preparador.

Para atingir tais objetivos, o técnico Rogério Ferreira Pinto, China, fará na tarde de hoje o primeiro trabalho do clube no gramado do Prudentão. O treinamento será realizado, a partir das 16h, e deve se estender durante os próximos dois dias, inclusive com a possibilidade da realização de um amistoso, ainda sem data e adversário confirmados.

 

Em evolução


Na mesma linha de Casagrande, o ex-técnico e atual preparador físico do Tricolor da Vila Industrial, Arthur Vinícius Marcelo, acredita em um crescimento gradual de seus comandados ao longo da fase inicial da Segundona. Com cerca de 20% a 30% do condicionamento físico do elenco no início dos treinamentos, Marcelo relatou no fim de fevereiro que o grupo já passava dos 50% preconizados pela comissão técnica.

Agora, passados aproximadamente 30 dias daquela data e a cerca de 15 dias da estreia da equipe na Segundona, que ocorre em 12 de abril, ante o Grêmio, no Prudentão, no dérbi da capital da Alta Sorocabana, o preparador confirma que os jogadores caminham para atingir os 80% do condicionamento físico.
Publicidade

Veja também