Em nota encaminhada à reportagem de O Imparcial, nesta quarta-feira, a Gol Linhas Aéreas relatou não ter planos para ajustar a oferta de voos em Presidente Prudente. Segundo a companhia aérea, as operações entre a cidade e o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, permanecem nos horários atualmente agendados, no período da tarde.
A empresa também relatou estar atenta às mudanças dos cenários e condições que poderão levar à operação do voo de pernoite de forma sustentável, mas ainda sem um prazo para a implementação do serviço.
Na última sexta-feira, em reunião com o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Gol, Ciro Camargo, o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) e empresários de Presidente Prudente solicitaram o retorno do voo noturno, que partia de São Paulo com destino ao Aeroporto Estadual Adhemar de Barros de Presidente Prudente, e o voo matutino, que partia de Prudente com destino a São Paulo.
Participaram desta reunião representantes da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) e Abav-SP/Aviesp (Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo).
Segundo o presidente da UEPP, Renato Michelis, a Gol se comprometeu daqui a aproximadamente cinco meses a se reunir novamente com as entidades e o deputado estadual Mauro Bragato para rever a posição atual da empresa, caso haja uma melhora na demanda. "Sugerimos a eles que estudem o retorno do voo São Paulo x Presidente Prudente x Cuiabá [MT], que poderia fortalecer a demanda, sendo que a diretoria achou interessante essa possibilidade", relata Michelis.
No começo de março, o grupo de empresários prudentinos se reuniu pessoalmente com diretores da companhia aérea. O objetivo foi demonstrar a necessidade da diversificação de voos com saída do aeroporto de Prudente a Congonhas, em São Paulo, especificamente nos períodos matutino e noturno. Naquela ocasião, de acordo com a UEPP, os dirigentes da Gol mencionaram queda nas demandas como justificativa para retirada do voo no período matutino.
Na reunião da última sexta, segundo Michelis, o argumento da companhia permaneceu o mesmo. "Eles alegaram que, por enquanto, não há como retornar com o voo das 5 horas da manhã por falta de demanda. Não tem nada a ver com tarifa aeroportuária, custo de pernoite ou combustível".
O presidente da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Raul Audi Junior, relata que a entidade oficiou as companhias aéreas e acompanha atentamente a questão na expectativa da manutenção dos voos matutino e noturno interligando Presidente Prudente e São Paulo.
Para Audi, a continuidade destes voos contempla as necessidades e expectativas dos passageiros, especialmente em viagens de negócios, já que a suspensão dos voos inviabiliza que o empresariado prudentino vá à capital e retorne no mesmo dia. “Isso gera custos de hospedagem e um tempo maior despendido na viagem. Por outro lado, a não permanência das tripulações dos voos em nossa cidade acarreta prejuízos ao setor de serviços, que perde em hospedagens e alimentação”, relata o empresário e presidente da Acipp.
O vice-presidente da Abav-SP/Aviesp, Marcos Lucas, alega que a entidade não consegue entender a política da Gol, já que, segundo ele, a companhia aérea tem uma grande demanda de passageiros no período matutino em Prudente. “Os números dizem o contrário [sobre a demanda]. O próprio time da base deles aqui nos noticiou que está tendo uma boa procura. A gente não consegue entender a política da companhia aérea. Eles fazem coisa que não tem muita lógica”, relata Marcos Lucas sobre a escolha da Gol de retirar o voo matutino de Prudente e optar por voos entre capitais. “Talvez seja uma escolha de mercado”, complementa. “Infelizmente, para o curto prazo a Gol não irá voltar, a não ser que aconteça alguma reviravolta, até porque nada é muito lógico no planejamento de companhias aéreas”, enfatiza o vice-presidente da Abav-SP/Aviesp.
Segundo Marcos Lucas, recentemente, a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, em parceria com a Latam, começou a operar, em Presidente Prudente, com voo matutino às 7h40 para São Paulo, no entanto, o valor da passagem é maior do que o cobrado, anteriormente, pela Gol. “É um voo de uma hora e pouquinho que está tendo boa procura, mas o ticket é de um valor um pouco mais elevado. Estamos pedindo para a Passaredo colocar também o voo de volta para Prudente à noite”, relata Marcos Lucas.
Por sua vez, a Voepass Linhas Aéreas informa que, por questões de planejamento, não é possível nesse momento atender a demanda de voos noturnos, mas a empresa está ciente da necessidade e poderá, futuramente, programar alguma alteração.
Os horários dos voos em Presidente Prudente são: CGH/PPB às 8h25/9h55, de segunda-feira a sábado e aos domingos CGH/PPB às 14h15/15h45 e PPB/CGH de domingo a sexta, às 17h50/19h20 e aos sábados 13h35/15h05.
Leia mais:
Aeroporto de Prudente deixa de ter voos no início da manhã a partir de hoje
UEPP pede às companhias que disponibilizem voos nas primeiras horas do dia em Prudente
Falta de voos no começo da manhã a partir de março preocupa usuários