Gol do título

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 19/12/2024
Horário 04:05

Quem acompanhou a diplomação dos eleitos, presencial ou pela TV Câmara de Prudente, viu que o prefeito Milton Carlos de Mello, “Tupã” (Republicanos), comemorou o ato como se fosse gol do título de Copa do Mundo.

ELEITO E APTO
Por conta de problemas judiciais, depois de eleito sua preocupação era que a diplomação ocorresse o quanto antes possível, por ser o ato da Justiça Eleitoral que atesta que o candidato foi efetivamente eleito e está apto a assumir o cargo.

JOGO RÁPIDO
A diplomação de Tupã, do vice José Osanan (PL) e dos 13 vereadores eleitos foi feita pelo juiz da 101ª Zona Eleitoral, Dr. Fábio Mendes Ferreira. Tudo transcorreu em exatos 26 minutos, com início às 9h09 e término às 9h35.

CASA DE DECISÕES
O juiz explicou a motivação do ato ter ocorrido na Câmara e não no Fórum ou no Cartório Eleitoral. Disse ser na Casa de Leis que ocorrem as tomadas de decisões de todos os atos que governam o povo prudentino.

LADO DIREITO
Enquanto a Reportagem do jornal traz o fato, o Plantão busca detalhes como o de que a maioria dos 15 diplomados ficou ao lado direito do juiz para a foto. Alguns do lado esquerdo. Como as posições não têm a ver com opção ideológica, é somente curiosidade.

VESTIDO VERDE
Todos os homens de terno e gravata, predominantemente na cor escura. A única vereadora eleita para a 19ª Legislatura, Sara Lopes (União) estava de vestido verde e foi a única a se apresentar com uma companhia: a da sua filha Gabriela, com síndrome de down.

TUDO FORMAL
A diplomação dos vereadores foi por ordem alfabética e no cerimonial conduzido pelo jornalista Maycon Morano todos os diplomados foram chamados pelo nome completo, sem citar o apelido ou nome de urna de nenhum deles, nem do Tupã.

OBRA DO ACASO
Na composição da mesa e unicamente por coincidência, juntamente com os juízes Dr. Fábio e Dr. Moisés Harley Alves Coutinho Oliveira, da 402ª Zona Eleitoral, estiveram apenas dois futuros secretários municipais.

SUAS CONDIÇÕES
O futuro secretário de Desenvolvimento Econômico, Tiago Oliveira, na condição de presidente da Câmara; e o futuro secretário de Turismo, Wesley Cardoso Cotini, na condição de presidente da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

DIGNOS DE APLAUSOS
Em nome do chefe do Cartório da 101ª Zona Eleitoral, Fabiano Segala, o Dr. Fábio agradeceu a todos os servidores dos cartórios, no sentido de que fizeram um trabalho primoroso, em eleição que não teve qualquer incidente. Os servidores foram aplaudidos.

OS PODERES
O Dr. Fábio também agradeceu, em nome do Poder Judiciário, os poderes Legislativo e Executivo pelas contribuições durante todo o processo eleitoral. Na citação do Executivo entende-se o prefeito Ed Thomas (MDB) e equipe; mas não houve citação de nomes.

BEM DA CIDADE
Dentre os convidados esteve o diretor geral da Unoeste, Dr. Augusto César de Oliveira Lima, que foi levar seu abraço aos eleitos; os quais tinha recebido em recente jantar na universidade e manifestado apelo para que atuem em conjunto pelo bem da cidade.

Publicidade

Veja também