Glauber Rocha lança 1º álbum de violão clássico

Concertista, natural de Lucélia, estudou um período na Alemanha e atualmente mora em SP; “Inspiración – Guitas Music From South America” está disponível em todas as plataformas digitais

VARIEDADES - Cassia Motta

Data 20/08/2024
Horário 09:00
Foto: Divulgação
Glauber Rocha: “Eu gosto de música clássica em geral, é o que realmente me cativa”
Glauber Rocha: “Eu gosto de música clássica em geral, é o que realmente me cativa”

Nascido em Lucélia, na Nova Alta Paulista, o concertista Glauber Rocha lançou seu primeiro álbum, no final de julho: “Inspiración – Guitas Music From South America”, pela gravadora especializada em violão clássico GuitarCoop. O lançamento, segundo Glauber, aconteceu no último dia 26, em todas as plataformas digitais; antes realizou algumas apresentações. “Eu fiz dois concertos de lançamento do álbum físico - o primeiro foi na cidade de Koblenz na Alemanha, no grande Festival Internacional de Violão Clássico de Koblenz; e o segundo concerto foi no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, alguns dias antes do lançamento digital”. 

Sobre o nome Glauber Rocha – igual ao do cineasta brasileiro –, o músico adianta que não tem nada de homenagem. “O Rocha é o sobrenome da minha mãe e o Glauber, é porque meu pai gostava do som desse nome”, explica.

Glauber se interessou por música por volta dos 5 anos de idade, quando passou a ter aulas, mas o violão entrou em sua vida na adolescência. “Meu primeiro instrumento foi o teclado, mas hoje não toco mais. Comecei a tocar violão aos 12-13 anos de idade. São mais de 20 anos estudando violão”. Hoje ele dá aulas particulares e segue com a carreira de concertista.

E esse estudo levou Glauber a deixar Lucélia aos 18 anos e encarar a capital (São Paulo). De São Paulo para Munique, na Alemanha, e novamente em São Paulo, onde reside e agora lança seu primeiro álbum. “Esse álbum foi gravado pela GuitarCoop, uma grande gravadora especializada em violão clássico. É um álbum de violão clássico, todas as músicas foram compostas para violão solo”.

De acordo com Glauber, nesse álbum gravou quatro compositores sul-americanos – o paraguaio Agustin Barrios, o argentino Carlos Guastavino, e dois brasileiros - Francisco Mignone e Ronaldo Miranda. “Eu gosto de música clássica em geral, é o que realmente me cativa e me faz perder a noção do tempo e espaço, ouço também artistas da música popular brasileira e procuro sempre estar conhecendo o que é criado atualmente para o violão e para a música clássica, acho bastante relevante acompanhar os novos compositores”.

Nesse álbum, o trecho do encarte foi escrito pelo compositor brasileiro, Ronaldo Miranda: “Elegância, virtuosismo, expressividade. Essas três qualidades ficam evidentes para quem ouve o violonista Glauber Rocha em seu CD de estreia para a Guitarcoop: “Inspiración – Guitar Music from South America”.

SAIBA MAIS
Quem quiser prestigiar o trabalho de Glauber Rocha, é só procurá-lo nas redes sociais:
YoutTbe: https://www.youtube.com/@guitarglauber
Instagram: https://www.instagram.com/glauberrochaguitar/                                                                                                     
Link para o álbum nas plataformas digitais: https://lnk.to/Glauberrocha

Divulgação

Capa do álbum “Inspiración – Guitar Music from South America”, de Glauber Rocha



 

Publicidade

Veja também