A aprovação do projeto de limitação de valores no pagamento dos precatórios gerou indignação de representações de classe que estiveram na galeria da Câmara de Vereadores e dos interessados em geral no assunto. Parte manifestou-se mais intensamente.
SEM DISCUSSÃO
O projeto de origem do Poder Executivo colocado na pauta para se apreciado em 1ª e 2ª discussões, não foi discutido em plenário. A leitura foi dispensada. A sessão ordinária foi uma das mais curtas; pelo menos dos últimos 10 anos. Teve 1 hora de duração.
CLIMA TENSO
Vereadores inscritos para discursar na tribuna, desistiram. Na galeria estiveram dirigentes e membros da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Sintrapp (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Presidente Prudente).
AVALIAÇÃO JURÍDICA
A diretora sindical do Sintrapp, professora Karina Sacardo, disse ao Plantão que não tiveram acesso ao texto final do projeto de lei e da emenda de 11 vereadores, mas que o jurídico irá avaliar, pós-publicação, a existência de possibilidade de alguma ação judicial.
VOTO SOLITÁRIO
O vereador Dr. Enio Perrone (PSD) foi o único que não assinou a emenda e também o único que votou contra. O presidente William Leite (PP), que só votaria se fosse caso de desempate, disse que o seu voto seria o mesmo do Dr. Enio.
PEDIDO IGNORADO
A manifestação da galeria pedindo votação nominal foi ignorada. O som que encontrou eco nas redes sociais e no rádio foi o da palavra de ordem “Vergonha”. Outras palavras duras, ouvidas poucas vezes na Câmara, foram “Traidores” e “Covardes”.
DOIS PRESIDENTES
Outros projetos aprovados do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), tornaram oficiais as nomeações dos presidentes da Sassom – o serviço de saúde dos servidores, Carlos Magno, e da Fundação Inova Prudente, José Pascoal Vernilo.
BEM NA FRENTE
No começo desta semana chamou a atenção o fato de ter sido na frente da Prefeitura a apresentação de 15 novos ônibus da SOU Prudente. Tudo indica um fato inédito ou, pelo menos, nada comum na história recente da cidade.
POSSE TROCADA
Parece ter sido um momento de empolgação, inclusive com o noticiário oficial dizendo que “A Prefeitura de Presidente Prudente recebeu 15 novos ônibus”, embora os veículos sejam da empresa concessionária do transporte urbano.
BANDEIRA DA PAZ
Pelos critérios de noticiabilidade, cabe o registro de que há fato novo: indício de que a administração municipal tenha estendido a bandeira da paz à empresa duramente criticada na campanha eleitoral, contratada pelo ex-prefeito Ed Thomas (MDB).
TOP OF MIND
Em evento de pactuação do Alfabetiza Juntos SP, ontem em São Paulo, no Memorial da América Latina, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) citou no estilo top of mind (no topo da mente) uma prudentina como referência em educação.
PRIMAS IRMÃS
Ele falou da socióloga Dra. Maria Helena Guimarães Castro, que já foi secretária executiva do Ministério da Educação, entre outros cargos. A renomada professora é prima da também professora Lígia Guimarães Tiezzi, muito querida em Prudente.