O Plantão ouviu a ex-primeira-dama Maria Auxiliadora de Freitas Constantino, que fala em nome de sua família, e o ex-prefeito Carlos Roberto Biancardi sobre as eleições municipais deste ano em Presidente Prudente.
FAMÍLIA CONSTANTINO
Pela regra do cavalheirismo, primeiro as damas. Para dona Auxiliadora, as perguntas foram as seguintes: se a família Constantino tem algum envolvimento no atual processo eleitoral; se apoia algum candidato e se a neta Maria é a única com filiação partidária.
SEM ENVOLVIMENTO
A informação é de que a família não tem nenhum envolvimento nesse processo eleitoral municipal; mas sempre procura apoiar pessoas que já fizeram alguma coisa, que contribuíram de alguma forma pelo bem do município.
CONTA O CARÁTER
A preocupação da família é analisar o caráter de cada candidato, conversar com todos que votam e no final prevalece o respeitado ao desejo de cada membro. Fala essa que deixa o entendimento que, dentro do possível, há uma escolha familiar predominante.
A ÚNICA FILIADA
Dona Auxiliadora confirma que Maria Constantino (PL) é a única com filiação e que gosta de dizer que é a agente política da família. Mas, a matriarca do clã deseja que outros possam ter interesse, considerando 17 netos e 24 bisnetos.
OLHO NA ALESP
Com esse número expressivo de descendentes, diz não acreditar ser possível que esse desejo político de servir ao próximo seja só da Maria, que daqui a dois anos voltará a disputar uma cadeira na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).
GRANDE APREÇO
Nas eleições de 2020, foi candidata a deputada estadual e como estreante obteve expressiva votação, com mais de 25,6 mil votos. Dona Auxiliadora diz admirar muito quem participa dos movimentos para o bem comum e que a política potencializa isso.
TÓPICOS PROPOSTOS
Para o ex-prefeito Biancardi, as perguntas foram sobre filiação, se chegou a ser sondado para ser candidato, se as disputas atuais são ou não mais acirradas que as anteriores, se tem apreço por algum candidato e como é ver de fora o processo eleitoral.
UNIÃO E DESINTERESSE
A resposta inicial é a de que está filiado ao União Brasil, por conta da fusão do DEM com o PSL. Conta que no início do processo eleitoral houve sondagens superficiais, mas que não evoluíram em função de seu desinteresse em disputar eleições.
RELAÇÕES CORDIAIS
O ex-prefeito, de 18 de abril de 2007 a 31 de dezembro de 2008, conta que mantém relações cordiais com os candidatos Ed Thomas (MDB), Paulo Lima (PSB) e Nilton Miranda (PDT); mas que ainda não decidiu em qual irá confiar o seu voto.
MAIS ACIRRADAS
Tem o entendimento de que Prudente já teve eleições mais acirradas, especialmente a de 2004, quando participou como candidato a vice na chapa encabeçada por Agripino Lima (1931-2018), quando foram vencedores.
MAIS TRANQUILO
Com bom humor, o ex-prefeito Biancardi considera que assistir o esforço dos candidatos é certamente mais tranquilo do que enfrentar o dia a dia desgastante dos mesmos. Diz com a sabedoria e conhecimento de causa, por ter passado por essa experiência.