A virada do ano para a maioria dos moradores da região foi marcado por viagens à praia, encontros em casas, sítios ou chácara de familiares, festas e demais comemorações para a chegada de 2019. Os serviços de saúde, no entanto, não podem parar e, inclusive, registraram a chegada de pequenos e novos moradores em Presidente Prudente, já que pelo menos 11 crianças nasceram no primeiro dia do ano. No Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, por exemplo, as primeiras horas de terça-feira marcaram a chegada de um casal de gêmeos.
Conforme a unidade, o parto gemelar ocorreu na transição dos anos, sendo que o primeiro bebê, um menino, veio ao mundo à 0h33 minutos do primeiro dia do ano, e a irmã dele, à 0h34, um minuto depois. “Ao todo, cinco bebês nasceram no dia primeiro de janeiro de 2019”, informou a unidade. No Hospital Iamada, conforme a administração, dois partos foram registrados ontem, sendo um menino às 12h50 e uma menina às 13h06.
O mesmo número de crianças foi apresentado pelo Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças, um de cada sexo, mas os funcionários não puderam informar quais os horários. A reportagem entrou em contato ainda com outras três unidades, sendo o Hospital Estadual Doutor Odilo Antunes de Siqueira, que não retornou o contato até o fechamento desta matéria, o Hospital Morumbi, que informou não realizar mais partos na unidade, e a Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, que expôs não ter registrado nenhum nascimento no primeiro dia do ano.
Benefício às crianças
Uma campanha chamada de “Bebês da Virada” deve premiar crianças nascidas em todo o Brasil de parto normal nas primeiras horas do novo ano, com planos de previdência no valor de R$ 2.019. Com apoio do Sicredi, instituição financeira cooperativa, a Icatu Seguros vai premiar bebês que nascerem entre 0h e 2h do dia 1º de janeiro de 2019, com um plano de previdência privada no valor em questão. Conforme as instituições, a ação ocorre desde a passagem de 2014 para 2015 e já beneficiou mais de 100 famílias.
“A iniciativa não é sorteio e não precisa de cadastro prévio. Para participar, a família deve entrar em contato com a Icatu Seguros e apresentar a documentação solicitada. Além disso, caso um dos dois pais do bebê da virada já seja cliente da seguradora, a criança receberá o prêmio em dobro, ou seja, R$ 4.038. A campanha "Bebês da Virada" tem como propósito contribuir para a conscientização da sociedade sobre educação e equilíbrio financeiro desde cedo”.